Espiritualidade

Uma carta sobre a empatia

A empatia ajuda-nos a relacionar, a ter um entendimento mais profundo de quem somos e de quem o outro é, é um elemento tão necessário para a nossa humanidade. No início de uma turma de nível 1, a Sara entregou-me uma carta sobre o que sentia ser a empatia.

Empatia

Revendo os nossos antepassados, percebemos que a empatia emergiu como uma resposta evolutiva à necessidade de sobrevivência em grupo. Com o tempo, foi sendo ressignificada pelas dinâmicas sociais e económicas, sobretudo a partir da Revolução Francesa, quando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade começaram a redesenhar a forma como nos relacionamos.
Mas, e se a empatia não fosse apenas um mecanismo de coesão social? E se nascesse, antes de tudo, da simples vontade de oferecer? De um gesto gratuito, livre de cálculo, onde o dar não exige espelho, nem eco?
Ao desconstruírmos essa ideia de oferecer, contactamos com inúmeras raízes, como a necessidade de que essa ação seja espelhada e refletida sobre aquele que a prestou. Talvez esse ato não seja tão puro quanto parece.
Será essa a verdadeira essência? Uma tentativa de salvação de algo interno, imerso e perdido nas fossas mais longínquas das nossas entranhas.
No entanto, não creio que a humanidade esteja mergulhada numa total apatia. Ainda vislumbro, em pequenos gestos de pessoas, sinais de uma empatia que transcende o material. Uma atenção ao detalhe, ao instante, ao humano, não como objeto de troca, mas como presença.
Talvez ai resida a verdadeira essência: no olhar atento, no gesto discreto, na escuta sem urgência. Uma empatia que não exige retorno, apenas existência.
– Sara Silva

Muito obrigado querida Sara e que a vida sempre te encontre na tua verdadeira essência e com a bondade que tens.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/