Um poder curativo que todos temos
O Mestre Usui dizia que “O Usui Reiki Ryoho materializa o poder curativo que o ser humano tem”. Esta é a antítese de pensar que só alguns têm essa capacidade, mas será que todos nós temos um poder curativo ao nosso dispor para nós mesmos?
Qual o nosso poder curativo e como ele se manifesta?
Sem pensarmos em energia, ainda, sim, todos nós temos um poder curativo natural que é a homeostasia, uma autoregulação do nosso corpo para manter o nosso sistema vivo em equilíbrio e harmonia. Nesse processo, temos também a alostase, que é algo de muito importante que nos ajuda a mudar em comportamento e em resposta fisiológica, para uma melhor resposta ao que nos está a acontecer.
Temos a fibras C-Táteis onde assenta a nossa sensibilidade do toque afetivo, que tranquiliza um bebé, ou que nos faz sentir acarinhados e amados. E todo um corpo muito sensível, mas que precisa ser treinado a compreender a sua própria sensibilidade, necessidade e interocepção.
Naturalmente, quando juntamos a Energia Vital do Universo, Reiki, a tudo isto, temos em nós algo de muito natural que é potenciado pela nossa capacidade de entendimento de como estamos e de perseverança no nosso cuidado e nas mudanças necessárias a realizar.
O Mestre Usui dizia que todos nós “possuíamos Reiki, sem excepção alguma”, assim como “não é preciso acreditar em Reiki para o receber”, ou ter alguma “condição mental” e que “todos podem praticar”.
Se temos um poder curativo? Sim, temos, ele é natural para o equilíbrio e harmonia do nosso Corpo, Mente e Espírito e que pode usar todas as condições e saberes que estão ao seu alcance, como Reiki, que é outra componente natural no nosso corpo energético, com força espiritual e muito, muito mais.
Por isso mesmo, vale a pena praticar… Só por hoje…
Podes ler mais sobre o sentir em Reiki, a Arte de Sentir.


