Tempo de Ler

Tempo de Ler – Com Manuela Bernardo

As leituras de domingo foram com Manuela Bernardo a criativa autora de Simão, ou o mundo do faz de conta e Sofia, ou a arte de encantar. Os livros trazem-nos histórias que convergem ao interior dos seus personagens , Simão e Sofia, cujas aprendizagens tornam-se tão comuns como as de tantas outras pessoas, ou como os sonhos que outros tantos querem ter.

São livros de fundo espiritual que trazem valores para superar o medo e fazer crescer o amor. São livros que merecem todo um Tempo de Ler.

Simão, ou o mundo do faz de conta

Em escassos minutos, Simão deixou de ouvir os sons que o rodeavam, a presença dos animais, a árvore onde estava recostado, o próprio corpo desapareceu, somente vibrava no meio de um nada que tudo continha e Era…

Simão tem como propósito acabar com as sombras no mundo, confrontando-se com situações em que tem de superar o medo ou o maligno. Procura e encontra respostas nas suas viagens por mundos alternativos, na companhia de Doni, o seu dragão, e do seu companheiro e amigo Kumar, o falecido mestre de Sofia, sua mãe.
 
No seu percurso de aprendizagem, Simão descobre o amor em Josefa, que com ele aprende técnicas de meditação e com ele partilha experiências de natureza espiritual.
 
Através de um trabalho literário despretensioso e de fácil leitura, o leitor é confrontado com personagens, lugares e situações que, no habitual registo coloquial da autora, convocam grandes questões que fazem parte do património espiritual da condição humana: a Vida, a Energia, o Universo, Deus.

Podes ler mais sobre este livro aqui…

Outro livro da autora – Sofia, ou a arte de encantar

Minha querida amiga, grande lição aprendeste hoje, cresceste vidas nessa tua visão e neste teu desabafo… Tens vindo a observar-me, tens tentado fazer o que eu faço. Queres que te ensine tudo que sei?… Fá-lo-ei. Nestas últimas semanas tenho sido teu mestre e, sem dares por isso, aprendeste bem as lições que te dei. Respeitar o próximo, dar carinho e amor. Só não entendeste uma coisa e essa só a Deusa em ti te pode ensinar, é ela que te mostra o lado bom da vida, a beleza que existe em tudo e em todos, que te ensina a ser feliz.

Sofia é uma rapariga alegre e brincalhona, como a generalidade das crianças. Mas desde muito cedo evidencia sonhos e desejos traduzidos em perguntas aos mais velhos que o comum das crianças não tem por hábito fazer: a Natureza, a Vida, o Amor, a Energia, o Universo, Deus. Por isso, é considerada uma rapariga estranha. Mas ela reconhece que tem de conviver com a euforia e a compreensão dos que a rodeiam como também com as críticas dos que não a compreendem.

Acontece que na vida de Sofia cruzam-se personagens também elas marcadas pelas questões que a trazem profundamente inquieta. Com uma diferença: trata-se de personagens carregadas de experiências diversas, vividas de maneira intensa e apaixonada. Sobretudo, são personagens que apostam em Sofia e na sua capacidade de amar e transformar o mundo.

O  leitor assiste, a partir daqui, a um complexo processo de aprendizagem ao longo da vida de Sofia, que culminará na exigência com que ela se irá debater: decidir seguir os seus mestres e concretizar, em favor dos outros, os ensinamentos que recebeu, começando por si própria.

A autora conduz-nos pelos labirintos de uma novela de viagens de caráter físico, onde a Índia predomina enquanto espaço mítico, como de caráter espiritual, onde o mundo interior de Sofia está em revolução.

Neste trabalho literário, despretensioso e de fácil leitura, somos confrontados com lugares, personagens e situações que podemos encontrar na realidade de cada um, desafiando os leitores para o prazer de ler.

Lê mais sobre este livro aqui…

Conhece Manuela Bernardo

Manuela Bernardo nasceu em Portimão, onde viveu até à idade adulta, sendo filha de Almerinda Bernardo e Júlio Bernardo. Seu pai, artista multifacetado, destacou-se na fotografia e na pintura, pelo que Manuela passou a infância e juventude num mundo de criatividade, cores e fantasia, apurando o seu gosto pelo fantástico.

Levada pela curiosidade de conhecer outras culturas, tirou um curso de turismo. Juntamente com o seu atual companheiro, chegou a reconstruir uma velha casa, transformando-a em restaurante, na zona de Monchique.

Abraçou a pintura, tendo realizado exposições coletivas e individuais.

Sendo apaixonada pela natureza e pela força energética que, desde muito nova, sempre a fascinaram, dedicou-se a aprofundar técnicas terapêuticas na base das bioenergéticas, efetuando diversas viagens à India, onde explorou o mundo da espiritualidade e meditação.

Exerce a profissão de terapeuta e, compilando os conhecimentos que vem adquirindo ao longo da vida, escreveu um primeiro livro, intitulado Sofia ou a Arte de Encantar.

Manuela Bernardo. Fonte: Edições Vieira da Silva

Podes ler mais sobre a autora e os seus livros na Edições Vieira da Silva

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador do Instituto Educação pela Paz. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/