Compreendo o teu sofrimento, mas agora é o momento de tratar do meu
De certa forma somos sempre compelidos para o sofrimento do outro, para que o possamos aliviar, para que, de alguma forma, possamos ajudar a pessoa, ou pessoas, ou situação, mas o que fazer quando também nós estamos a sofrer e como compreender quando agora é mesmo o momento de olhar para nós mesmos?
O tempo de tratar do meu sofrimento
Há momentos em que levarmos o cuidado ao outro nos ajuda a ultrapassar o estado estagnado em que nos encontrávamos. Na verdade é um ressurgir da nossa energia, do nosso sentido de propósito, que transcende o foco que estávamos a ter numa situação da qual consideramos haver dor.
No entanto, há momentos em que não podemos fugir da nossa própria dor e sofrimento. Em que temos que entrar em contacto com a nossa tristeza, refletir sobre quem nós somos e como regressamos ao que verdadeiramente somos, aprendendo com as lições da situação e do nosso momento de vida.
Na verdade, em qualquer momento de sofrimento nosso, devemos ter uma capacidade de autocompaixão e, também na verdade, todos os momentos merecem a nossa atenção. A grande linha vermelha estará quando sentires que o teu íntimo foi mexido, abanado dos seus alicerces, então aí, começa o caminho da tua própria bondade, acolhimento e autocompaixão.
Sem dúvida que todos merecem ser o que são, incluíndo nós próprios, por isso, sente-te merecedor do teu próprio acolhimento e de poderes dar a ti o que tanto dás aos outros… não é tão bom?
Hoje poderá ser o tempo de tratares do teu sofrimento, e não do sofrimento do outro.


