Sem categoria

Ler à Sexta – Um Oceano Ilimitado de Consciência, de Tony Nader

Quem sou eu, porque estou aqui, o que em mim me faz pensar isto e sentir o que sinto… Chegamos de alguma forma à consciência e Um Oceano Ilimitado de Consciência é o livro onde o Dr. Tony Nader nos ajuda a aprofundar o entendimento sobre nós mesmos e o estar na vida.

Bem vindo a mais um Ler à Sexta…

«O que é a consciência? Será que somos seres livres? Como podemos viver a vida ao máximo, conseguir aquilo que desejamos e criar paz e harmonia entre os povos e as nações? Um Oceano Ilimitado de Consciência oferece soluções para estas perguntas, com base num paradigma simples que unifica o corpo, a mente e o ambiente num oceano de puro ser-pura consciência. Uma leitura obrigatória para qualquer pessoa intrigada pelos mistérios da vida e a verdade derradeira e absoluta.»
David Lynch

Um Oceano Ilimitado de Consciência, de Tony Nader

O que é a Consciência?

Esta é a grande proposta de leitura, investigação e aprofundamento no pensar e sentir que Tony Nader nos traz…

Antes de entrarmos em pormenores, o que é realmente essa coisa a que chamamos Consciência? E de onde é que ela vem?
A Consciência é uma coisa em si mesma, autoexistente de alguma forma, ou é um produto do cérebro, surgindo e transformando-se devido a infinitas modulações na atividade cerebral?
Porque todos os modos de Consciência que os cientistas cog-nitivos, psicólogos, psiquiatras e outros investigadores têm observado ao longo de muitas décadas estão associados a vários estilos de funcionamento fisiológico, e porque as mudanças na fisiolo-gia, e em particular no cérebro, têm demonstrado inequivocamente induzir mudanças na Consciência e na perceção. Até já foi feita a suposição de que a Consciência é um produto da neuro-fisiologia, isto é, da bioeletroquímica do cérebro material.
Esta é uma hipótese sensata e é amplamente tomada como verdade e não como teoria, mas os meus estudos com Maharishi conduziram-me a uma forma completamente diferente de compreender a Consciência, uma forma que se apoia em princípios há muito estabelecidos de culturas antigas, cuja especialidade era a Consciência. Essas tradições – sobretudo a civilização védica da Índia – estudaram não só a natureza e a origem da Consciência, mas a maneira de facilitar o seu desenvolvimento para muito além dos estados habituais conhecidos pela ciência contemporânea.
Tudo aquilo de que temos falado até agora tem sido baseado na visão predominante, na perspetiva ou no paradigma da ciência moderna e, na verdade, da cultura moderna em geral, de que o que é real é o mundo material, tal como aparece aos nossos sentidos – e, claro, as extensões tecnológicas dos nossos sentidos, tais como microscópios eletrónicos, ressonância magnética (RM), rádio e telescópios óticos.

Este é o material que podemos tocar, pesar, medir, desmontar e analisar; o material tangível, físico, material da vida quotidiana.
Tudo isto é real, e a Consciência, que é intangível e não mensu-rável, é um fenómeno que sabemos subjetivamente que existe, embora não saibamos realmente o que é, muito menos onde se encontra exatamente.
Este paradigma materialista domina de tal forma o nosso pensamento que, quando consideramos alguma ideia ou fator irrelevante ou sem importância, dizemos que é «imaterial» ou «insubstancial». Os argumentos que desejamos criticar ou desacreditar designamos por «ténues», «leves» ou «fracos». Se um produto, como um aparelho de cozinha, por exemplo, não for considerado sólido e substancial, não o compraremos.
Eu acredito, no entanto, que a Consciência não é apenas real, e não é apenas primária, mas é a única realidade. Tudo o resto, tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos ou medimos, é, portanto, um jogo, ou manifestação, dessa única Consciência.
Mencionei acima que a teoria científica, e a teoria matemática em particular, avança por meio de axiomas, que depois são testados logicamente, e pela eficácia da sua aplicação. Eis o que pode ser considerado como o axioma fundacional primário da teoria que estou a propor:

A Consciência existe, a Consciência é tudo o que há e a Consciência é consciente.

O que este livro me trouxe

Tony Nader traz um livro que é o grande fundamento científico da Meditação Transcendental. Por um lado, todos os aspectos científicos que suportam a consciência e as experiências de transcendência, por outro a suavidade e sabedoria de Maharishi Mahesh. Neste jogo entre a estrutura e fluidez, o livro segue para as respostas que cada um deve sentir sobre “O que é a Consciência”.

“A vida é felicidade”.

Podes ler mais sobre o autor e a sua obra no site da Pergaminho

Conhece Tony Nader

Formado em Neurologia pela Universidade de Harvard e no MIT em Ciências Cognitivas, o Dr. Tony Nader é um médico, cientista e investigador védico de renome internacional.
Foi discípulo do Maharishi Mahesh Yogi, com quem estudou e meditou durante vários anos, e dirige as organizações internacionais de Meditação Transcendental ® em mais de 100 países, orientando os seus programas e as suas práticas mais avançadas, assim com as aplicações desta tecnologia em todas as áreas da vida.
É autor de vários livros e artigos científicos sobre as relações entre a mente, a consciência e a fisiologia.
drtonynader.com

Tony Nader. Fonte: Pergaminho

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/