Voluntariado Estamos onde Temos que estar
Voluntariado

Voluntariado – Estamos onde temos que estar

O Voluntariado é a realização de um apelo interno que temos, para doação, para ajuda, para compaixão para com o nosso próximo.

E qual será o propósito do voluntariado na prática de Reiki?

Reflexões sobre o voluntariado na Prática de Reiki

Se o voluntariado é uma doação de saberes e um trabalho interno de reconhecimento dos nossos limites e capacidades em prol do outro e do nosso próprio crescimento então, precisamos ter uma reflexão sobre objetivos e razões para eles serem cumpridos.

O primeiro propósito de um praticante de Reiki é o de se encontrar pela Arte Secreta de Convidar a Felicidade, ou seja, a prática de uma filosofia de vida. Depois, o de cuidar de si mesmo, pois como o Mestre Usui dizia “primeiro cuidamos do espírito, depois do corpo”.

A direção de um praticante de Reiki para o voluntariado, deve ir na direção de cuidar daqueles que lhe estão próximos. Nem sempre o podemos fazer na família, mas podemos fazê-lo na comunidade onde nos inserimos, seja ela a nossa freguesia, cidade ou comunidade da prática de Reiki.

Daqui… podemos partir para chegarmos a uma prática de voluntariado numa instituição.

Mas, muitas vezes, o praticante tem um grande sonho desde o seu primeiro dia – ser voluntário de Reiki num hospital. É como se fosse o chegar a um grande feito e o responder a uma grande necessidade. Mas qual será realmente essa necessidade? Será mais importante o voluntariado num hospital ou a uma pessoa desconhecida ao domicílio, num núcleo de Reiki, ou pequena instituição?

Esta reflexão ajuda-nos a solidificar o nosso rumo interno sabendo que estamos onde temos que estar, seja onde for, e como voluntários tanto valor tem ir a uma instituição aplicar reiki em cadeira a um utente, ou ir a um hospital.

O Mestre Usui dizia que “A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz”… esta é a nossa bússola e o bonito caminho que temos a cumprir, cuidando de nós, que é o nosso mais urgente voluntariado, para depois ajudarmos e cuidarmos do outro… onde for, nas condições possíveis…

Hoje, 5 de dezembro, celebra-se o Dia do Voluntário… um feliz dia para ti que és voluntário, nem que seja no cuidar de ti mesmo, que é tão importante.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.