O que é um Torii e porque o Mestre Usui ergueu um
Um Torii marca uma entrada e um espaço que é sagrado, ele representa a passagem do nosso mundo material, para um mundo espiritual. O Mestre Usui, após alcançar a sua iluminação pela experiência no Monte Kurama e criação do Usui Reiki Ryoho, doou, juntamente com a sua família, um grande Torii que está no templo de Amataka na sua cidade natal – Taniai.
Porque o Mestre Usui ergueu um Torii?
Em março de 1922, o Mestre Usui teve uma experiência única no Monte Kurama, ele compreendeu que “O Universo está em mim e eu estou no Universo”. Sentiu assim a poderosa força vital que é Reiki.
Anteriormente, graças aos seus estudos da prática de Zen em Quioto, nos mosteiros Enriaku Ji e Kennin Ji, alcançou profundo entendimento dos sutras budistas e trouxe uma filosofia de vida – Os cinco princípios. Tudo isto conjugado trouxe a escola à qual os seus alunos carinhosamente chamavam de Usui no Michi “O caminho de Usui”, que foi criada em Tóquio em Abril de 1923.
Assim, ergueu com a sua família, um Torii em reconhecimento pela sua vida e por todas as bênçãos alcançadas, em Abril de 1923 e custou, ao valor de hoje, cerca de 10 milhões de yenes
Os filhos de Uzaemon Usui:
Primeiro Filho: Mikao Usui – 臼井甕男
Segundo Filho: San’ya Usui
Terceiro Filho: Kuniji Usui
Mais tarde, a 1 de Setembro de 1923, aconteceu o Grande Terramoto de Kanto que destruiu imensas casas em Tóquio, foi devastador e milhares de pessoas perderam a sua vida. O Mestre Usui levou o seu Usui Reiki Ryoho a todos aqueles que estavam necessitados, ao longo de meses e meses, trazendo-lhe também o reconhecimento pela sua bondade.
Sempre que passares por um Torii, de forma explícita ou no teu interior, agradece e honra este momento de purificação e passagem para um espaço espiritual.