Ler à Sexta – Zen para o Samurai Urbano, de Antonio Antefermo
“Na mente encontra-se a origem do sofrimento; na mente encontra-se a superação do sofrimento” – Buda. Assim começa, com esta citação, o livro Zen para o Samurai Urbano, do psicoterapeuta Antonio Antefermo. Como o Bushido, os contos Zen e meditações te podem ajudar no stress, ansiedade e fobias. Bem-vindo a mais um Ler à Sexta.
Zen para o Samurai Urbano, de Antonio Antefermo
A minha psicologia zen
Ser humano é complicado. A dor e a desilusão são inevitáveis e estão no centro da experiência humana. Parece que o primeiro a dar-se conta e a tentar encontrar uma solução para esta condição foi o próprio Buda. Muitos, incluindo eu próprio, acreditam que Gautama Siddartha, que viveu há cerca de dois mil e quinhentos anos, foi o primeiro psicólogo a caminhar no planeta…A minha psicologia zen adota os princípios do Budismo e concilia-os com as modernas abordagens psicológicas ao bem-estar mental como a ACT (Acceptance Commitment Therapy) e os tratamentos focados em mindfulness e autocompaixão, oferecendo um método prático para dar um maior conhecimento de si mesmo e do mundo e para vencer as batalhas do dia a dia como um verdadeiro samurai.
Este livro é centrado no código Bushido e através dele Antonio Antefermo realiza uma viagem de autodescoberta, complementada pelas histórias zen que estes valores nos podem trazer:
Os samurais seguiam um rígido código de conduta que orientava as suas ações, o Bushido, que significava literalmente “o caminho do guerreiro”. Inspirado nas doutrinas do Budismo e do Confucionismo adaptadas à casta dos guerreiros. Este conjunto de normas morais e espirituais requeria o respeito de sete valores que deveriam ser perseguidos até à morte. Vejamo-los em detalhe.
Gi – sentido de justiça
…
Yu – Coragem
…
Jin – Compaixão
…
Rei – Cortesia autêntica
…
Makoto – Sinceridade Total
…
Meyo – Honra
…
Chugi – Dever e lealdade
…
E daqui, o autor leva-nos também à reflexão sobre os nossos valores:
Um dos maiores erros que podemos cometer é pensar nos valores em função de algum resultado a alcançar. O risco desta atitude mental é ficarmos atolados na areia movediça do “se fizer isto agora, conseguirei aquilo no futuro”. Até prova em contrário, nenhum de nós possui uma bola de cristal que nos permita perscrutar o futuro e saber antecipadamente o que acontecerá se fizermos determinada coisa de certa forma.
E muito muito mais que poderás descobrir neste livro Zen para o Samurai Urbano.
O que este livro me trouxe
Foi uma experiência muito interessante de ver a perspetiva de um psicólogo sobre o Budismo e os valores do Bushido, aplicados ao auxiliar a pessoa no seu dia a dia. Gostei imenso do facto de ser um livro muito prático, com exercícios extensos e úteis, que realmente nos podem ajudar a refletir, enquadrar e, quem sabe, até a saber levar as perguntas e respostas para um caminho que guiará a uma vida mais pacífica e feliz.
Lê mais sobre o autor e a sua obra no site da Pergaminho Editora
Conhece Antonio Antefermo
Antonio Antefermo é psicólogo, praticante de artes marciais e um apaixonado pela cultura japonesa. Dedicado à divulgação do mindfulness, integra os princípios milenares da sabedoria zen no tratamento dos problemas de ansiedade e como forma de avançar no caminho do autoconhecimento e da gestão emocional.