Ler à Sexta – Tempo para Nós, de Antti Ervasti, Matti Pikkujämsä
Como é importante sabermos acolher o nosso dia, as nossas emoções e os nossos pensamentos. Como é importante estarmos para nós com qualidade, sabendo assim estar cada vez melhor para os outros também. Este é o “Tempo para Nós”, de Antti Ervasti e Matti Pikkujamsa. Bem-vindo a mais um Ler à Sexta.
Tempo para Nós, de Antti Ervasti, Matti Pikkujämsä
Antti Ervasti é psicoterapeuta e, neste livro, aborda as importantes reflexões sobre o nosso quotidiano, desde a vida pessoal ao trabalho. Desde a manhã, à noite, passando pelas situações mais inesperadas na nossa vida.
Com as brilhantes ilustrações de Matti Pikkujämsä “Tempo para Nós” aborda a gestão do stress, da ansiedade, da desmotivação. Ele traz-nos perspetivas ilustradas de como reforçarmos a nossa autoestima e autoaceitação.
Com secções dedicadas a cada parte do dia, este livro reflete sobre como ter manhãs tranquilas e inspiradoras, os vários desafios que a jornada de trabalho nos apresenta, como «desconectar» no final e como aproveitar ao máximo o tempo livre. Com lições simples mas transformadoras como «o repouso é um superpoder», «as nossas diferenças são a nossa força» e «precisamos de repensar as nossas manhãs», Tempo para Nós é o antídoto perfeito para um quotidiano marcado pelo stresse, pela pressa e pelo risco de burnout.
Há conversas que devemos ter connosco, francas, transparentes, mas não para nos boicotarmos, ou penalizarmos, mas sim para nos ampararmos e acolhermos:
E se estiver a ser difícil ter uma conversa franca contigo próprio? Muitas pessoas tentam silenciar-se a si mes-mas, rejeitam os seus pensamentos e varrem-nos para debaixo do tapete. Mas a mente traz à baila os problemas que tentamos esquecer. Cada pessoa lida com as dificuldades à sua maneira. Com frequência, a zanga e a irritação ocultam outras coisas, como medo, insegurança ou outros sentimentos mais profundos, e é fácil escondê-los atrás da raiva. Podemos sentir que a raiva nos dá poder, mas, na verdade, ela impede-nos de enfrentar a realidade. É-nos difícil reagir com bondade perante um comportamento irascível. É preciso habilidade emocional e compostura para conseguir ver para lá desse comportamento e perguntar: «Ei, o que se passa?» Estas competências emocionais podem sempre ser aprendidas. E também podes colocar a mesma questão a ti próprio quando dás por ti a ser rabugento:
«Que se passa? Queres falar sobre isso?»
O que este livro me trouxe
Além de momentos confortantes com bons desenhos, este foi um livro de reflexões profundas e interessantes, que me levam sempre a recordar de mim mesmo, mas também do outro com quem convivo.
Mais informações sobre os autores e o livro na Pergaminho Editora
Conhece os autores
Antti Ervasti
Antti Ervasti é um psicoterapeuta especializado em família, casais e terapia sexual. Também dá palestras e ministra workshops, em que aborda diversos temas relacionados com a sexualidade, tais como a identidade, os relacionamentos e a violência.
Matti Pikkujämsä
Matti Pikkujämsä é um artista e ilustrador premiado, conhecido pelo seu projeto de retratos e por inúmeras ilustrações em livros infantis e na imprensa. Além disso, também concebeu padrões para têxteis e peças de porcelana, colaborando com as marcas Muji, Kauniste, Lapuan kankurit e Marimekko.