Capa Ler à Sexta - Linguagem Corporal
Ler à Sexta

Ler à Sexta – Linguagem Corporal, de Glenn Wilson

Como podemos compreender a nossa postura e a linguagem não verbal dos outros? Como criar situações de maior conforto para um diálogo ou para uma proposta?

Estes são alguns dos temas que o Dr. Glenn Wilson nos traz no seu livro “Linguagem Corporal. Bem-vindo a mais um Ler à Sexta.

Ler à Sexta – Linguagem Corporal, de Glenn Wilson

Ter a capacidade de interpretar o que o outro nos quer dizer é uma tarefa exigente que tem muitas nuances e nem sempre o que se diz corresponde ao que verdadeiramente a pessoa pensa, no entanto, o nosso corpo manifesta, muitas vezes, o que estamos a pensar e a sentir genuinamente.

Então, “Linguagem Corporal”, traz-nos alguns temas onde o autor nos leva a compreender a mensagem da aparência e como a linguagem não-verbal se pode manifestar, ajudando-nos a dar as respostas corretas. Também permite corrigir o nosso corpo e atitude, para que possamos estar melhor preparados para situações profissionais ou sociais.

O livro traz sempre vários aspectos que relacionam o nosso corpo com o seu significado, como por exemplo, o nosso sorriso:

  1. O sorriso superior – os lábios afastam-se para mostrar apenas os dentes superiores. Trata-se de um sorriso social e afável que é usado para a saudação e numa conversa amigável. Associa-se ao contacto visual e é utilizado para reforçar a ligação entre mãe e filhos, entre outras.
  2. O sorriso tímido – é semelhante ao anterior, mas o lábio inferior esconde-se mais e a cabeça inclina-se ligeiramente para baixo. É utilizado por adultos quando ficam embaraçados, mas de bom humor, e pelas crianças quando encontram um adulto que lhes é estranho.
  3. O sorriso falso – é semelhante ao sorriso superior, mas não exibe as pequenas covinhas sob os olhos e as rugas em torno dos mesmos. Surge quando alguém está aborrecido num encontro social ou quando posa sem grande à-vontade para uma fotografia. Pode facilmente transformar-se num esgar de desprezo se se levantar o lábio propositadamente.
  4. O sorriso largo – os dentes inferiores são exibidos, assim como os superiores. Ocorre quando se vê alguém a tropeçar, quando nos fazem cócegas, ou quando rimos de uma boa piada. Uma vez que pode ter conotações agressivas, tende a ser reduzido a um sorriso superior quando existe contacto visual com outras pessoas.
  5. O sorriso oblongo – os cantos da boca ficam quadrados, mostrando os dentes cerrados. Reflete uma mistura de agressividade e de medo, ou de firmeza e apaziguamento, quando se lida com um bêbado, por exemplo.
  6. O sorriso brincalhão – boca aberta, com os cantos dos lábios para cima, mas sem mostrar os dentes. Vê-se quando as crianças estão a gostar de jogos e nos adultos que esperam pela próxima anedota de um comediante.
  7. O sorriso simples – os cantos da boca ficam salientes e movem-se para cima, os lábios esticam-se ligeiramente, mas permanecem descontraídos e não se afastam. Acontece quando sorrimos para nós mesmos em privado, ou quando recordamos acontecimentos divertidos e felizes.
  8. O sorriso irónico – é semelhante ao sorriso simples, mas os cantos da boca estão voltados para baixo, de forma desigual e quase carrancuda. Aparece quando ficamos desconcertados ou quando reprovamos alguma coisa, mas sem ficarmos seriamente incomodados.
  9. 9. O sorriso comprimido – os lábios estão cerrados e os cantos da boca ficam salientes, movendo-se para cima. Usado como aviso social moderado, como sucede quando alguém nos conta uma anedota que julgamos ser de mau gosto.

O que este livro me trouxe

Achei bastante interessante a forma como poderemos preparar um espaço para que a pessoa se sinta mais acolhida, mas também os cuidados que eu devo ter para que de forma alguma se sinta ameaçada. De facto, a linguagem não verbal é muito importante e ajuda-nos a compreender muito daquilo que a pessoa pode estar a passar no momento, por isso, estar atento é sempre um requisito a todo o momento.

Lê um excerto do livro aqui…

Mais informações sobre o autor e o livro na Alma dos Livros

Linguagem Corporal, de Glenn Wilson

Conhece Glenn Wilson

É Professor Convidado de Psicologia no Gresham College, em Londres. Anteriormente, colaborou com o Instituto de Psiquiatria, o King’s College e a British Psychological Society. É especialista em personalidade, atração interpessoal e leitura da linguagem corporal.

Glenn Wilson. Fonte: site do autor


Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.