Ler à Sexta – Liderar com Coração, de John Baird, Edward Sullivan
Como podemos encontrar formas de ter mais atenção às equipas, ajudar na mudança de medos e compreender os desejos e talentos únicos que cada um tem?
Através de vários exemplos, os coaches executivos John Baird e Edward Sullivan, trazem-nos este Liderar com o Coração. Bem-vindo a mais um Ler à Sexta.
Liderar com Coração, de John Baird, Edward Sullivan
Liderar com o Coração leva-nos a um conjunto de conversas, exemplos e reflexões, onde somos questionados sobre os vários tópicos que nos podem ajudar a compreender melhor os outros e nós mesmos, num trabalho de equipa. Aqui, os autores trazem-nos seis capítulos:
- De que precisa para estar no seu melhor?
- Quais são os medos que o limitam?
- Quais os desejos que o motivam e quais os que o podem afastar do caminho?
- Quais os seus maiores talentos?
- Qual é o seu propósito?
- Ajudar a sua empresa a liderar com o coração.
Estes, vão abranger reflexões como as necessidades físicas, que tantas vezes menosprezamos, mas que são tão importantes para um bom desempenho:
Necessidades Físicas
Vamos partir do princípio de que, se tem este livro nas mãos, provavelmente terá as suas necessidades básicas satisfeitas. Tem acesso a comida e abrigo, dorme decentemente de vez em quando e teve interação humana suficiente durante a infância que o impedisse de definhar. Assim, as grandes questões que colocamos em termos das necessidades físicas são: para lá das necessidades básicas, quais são aquelas de que precisa para progredir e prosperar?
E, mais importante, se as suas necessidades não são satisfeitas a esse nível, qual a razão para isso e o que podemos fazer a esse respeito? Existem quatro componentes essenciais para as suas necessidades físicas: aquilo que coloca no seu corpo, como repousa o seu corpo, como mexe o seu corpo e como treina o seu cérebro. Vamos dar uma rápida vista de olhos a cada uma destas questões através das experiências de alguns clientes. A nossa esperança é que, ao tomar conhecimento dos seus percursos, consiga ser franco consigo mesmo acerca daquilo de que realmente precisa. Depois, passaremos mais algum tempo a analisar a razão pela qual poderemos estar a não satisfazer as nossas necessidades.
A questões relacionadas com o encontrar os nossos talentos nas situações que falhamos. Aqui, John Baird e Edward Sullivan, colocam-nos as seguintes questões:
- Qual dos seus “defeitos” poderá, na verdade, ser um dom?
- Há algum benefício que colha por não ser perfeito?
- Como poderá manter controlado o seu defeito, para que juntamente com a sua equipa, obtenham os seus benefícios, sem serem atropelados por ele?
- Quais os defeitos em que os seus colegas de equipa têm dificuldade em encontrar um benefício e como poderá ajudá-los a encontrar valor em algo que consideram ser uma desvantagem?
O que este livro me trouxe
Tudo o que me possa ajudar a ser melhor e também a melhor interagir com os outros em equipa é sempre uma mais valia. Neste livro encontrei o aprofundar do tema sobre o medo, os desejos e compreender como fazer sobressair os talentos, até mesmo dentro das situações que falharam. Foi por isso um bom livro que me ajudou a construir cada vez melhor, um liderar com coração.
Lê mais sobre os autores e o livro aqui…
Conhece os autores
John Baird
John Baird é um dos principais coaches de executivos de Silicon Valley.
Nos últimos 25 anos, trabalhou com líderes de startups e de empresas da Fortune 500, como a Apple, a Nike e a Twitter. É o fundador de várias empresas, incluindo a ExecutivEdge, a Edgeman Coaching e a Velocity Group, onde é atualmente o presidente do conselho de administração. Faz parte da Sapphire Ventures, tendo assento em vários conselhos executivos de organizações sem fins lucrativos.
É doutorado em Comunicação Organizacional e Liderança pela Universidade Purdue.
Edward Sullivan
Edward Sullivan é CEO e sócio-gerente da Velocity Group.
Os seus 25 anos de experiência como coach e consultor político levaram-no ao redor do mundo, formando e aconselhando fundadores de startups, executivos da Fortune 500 e chefes de Estado. Colaborou com as publicações The New York Times, The Washington Post, Forbes, Fast Company, USA Today e Nasdaq, entre outras.
Tem um MBA pela Wharton School e um MPA pela Harvard Kennedy School.