É preciso visualizar alguma coisa para praticar Reiki?
Será que para se praticar Reiki é preciso visualizar cores, energia, ou imagens?
Esta é uma questão muito frequente que muitas pessoas têm e mesmo praticantes de Reiki chegam a sentir, mas será que é mesmo preciso visualizar algo?
Visualizar é necessário ou não?
O sentido de visualização, ou de ver algo, durante a prática de Reiki, não tem propriamente a ver com o método, mas com (pre) conceitos que surgem ao se colar o conceito de Reiki a outras práticas espirituais.
Vamos recordar como Reiki era no tempo do Mestre Usui. Esta era uma prática de uma filosofia de vida, considerada “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade“, uma prática meditativa usando também os poemas do Imperador Meiji e ainda uma prática terapêutica através de Reiki, na qual eram colocadas as mãos onde houvesse um desequilíbrio energético ao qual era chamado de byosen.
Na primeira, o praticante concentrava-se na vivência e reflexão dos princípios. Na segunda, no esvaziar da mente e no escutar das palavras e do que lhe pudessem transmitir. Na terceira, dedicava-se ao sentir e a deixar fluir Reiki segundo a requisição do corpo da pessoa.
Em nenhum dos casos era referida a necessidade de visualizar cores, imagens ou energia.
Reiki pede-nos o que?
Entrega, simplicidade, foco, mudança e vivência, reconhecendo que cada um é diferente e que a cada um a energia e o sentir se manifesta de formas diferentes.
Para melhor esclarecer sobre o sentir, podes ler tudo em Reiki, a Arte de Sentir.