Como as relações podem servir para nos melhorarmos
Filosofia de Vida

Como as relações podem servir para nos melhorarmos

Sem dúvida que precisamos uns dos outros, das nossas relações, para nos conhecermos e até para nos melhorarmos. Claro que o sentimos de forma muito óbvia com quem gostamos, mas com quem não temos afinidade, ou que até nos traz dificuldade, pode ser algo muito difícil de aceitar. Então, como podemos crescer e melhorar com uma relação que é boa ou uma que nem por isso é boa?

Crescer com as relações para nos melhorarmos

Se observarmos os cinco princípios, o primeiro começa com a necessidade de harmonia e o último com bondade. Vendo estes princípios, podemos compreender que uma relação tem a energia de cada um, mais a energia do conjunto, ou seja, 1+1=3.

Todas estas energias precisam estar em harmonia, por isso, fica sempre a pergunta construtiva – “Porque esta pessoa retira a minha calma?”, ou “porque não estou a conseguir trazer harmonia à relação?”.

O segundo princípio convida-nos a saber criar confiança no próprio, no outro e na relação. Por vezes surge o medo da traição, mas isso porque estamos apegados a uma pertença que não é nossa. A confiança surge com a capacidade de saber trazer harmonia e bondade também. Na verdade o quinto princípio é o que alimenta todos os outros.

O terceiro princípio traz-nos a reflexão do que está a acontecer e de que forma podemos aprender com isso? Então é o nosso grande pilar de crescimento “o que esta relação me ensina para meu crescimento?”.

O quarto princípio é a honestidade que precisamos ter para connosco e para com os outros, lembrando-nos também que a vida é feita dia-a-dia, como se fosse o assentar de um tijolo numa grande casa.

Estes princípios são a nossa profunda base, para nos melhorarmos, para melhor compreendermos os outros e para criarmos relações mais saudáveis.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.