Um estudo da terapia reiki sobre sintomas desagradáveis em crianças com paralisia cerebral
Foi publicado em 2022, na revista Complementary Therapies in Clinical Practice “Um estudo da terapia Reiki sobre sintomas desagradáveis em crianças com paralisia cerebral” (A study of Reiki therapy on unpleasant symptoms in children with cerebral palsy), por Lamara Love, Avery M. Anderson, Victoria von Sadovszky, Julie Kusiak, Jodi Ford e Garey Noritz, com resultados muito interessantes em sintomas como a raiva.
Um estudo da terapia reiki sobre sintomas desagradáveis em crianças com paralisia cerebral
“As crianças com Paralisia Cerebral (PC) apresentam normalmente sintomas desagradáveis como a dor, a raiva e a tristeza.
O objetivo deste estudo quase-experimental, orientado pela Teoria dos Sintomas Desagradáveis (TOUS), foi examinar a praticidade e o impacto da aplicação da Terapia Reiki (TR) em casa, durante uma fase de intervenção de 8 semanas, a crianças com PC.
Foram recrutados 13 participantes pediátricos, com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos.
A terapia Reiki foi administrada por um terapeuta Reiki de nível 3 em casa durante 8 semanas consecutivas. Os pais preencheram questionários on-line sobre os sintomas desagradáveis dos seus filhos. O cortisol capilar foi medido como um indicador de stress.
Quase todos os procedimentos do estudo foram completados pelos participantes, indicando que os métodos são viáveis para um estudo maior.
A Terapia Reiki diminuiu significativamente a dor quando deitado (3.09 vs. 2.00; p = .002) mas não quando sentado (2.55 vs. 2.09; p = .40).
Os sintomas de raiva mostraram uma tendência de melhoria nos participantes. Estes resultados preliminares demonstram que o Reiki é uma modalidade terapêutica que merece ser investigada na população pediátrica com PC.”
Fonte: Science Direct