
Só por hoje… com Mariana Borges, Avaliação do estresse e ansiedade em mulheres inférteis na reprodução assistida com aplicação do Reiki
Mariana Borges possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP-USP (2010). Mestre em Ciências (2015) e Doutoranda pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP com bolsa CAPES-PROEX. Coordenadora do curso de Especialização Interprofissional de Cuidados Paliativos e Oncológicos pelo Instituto Passo 1 de Pós-Graduação. Membro conselheira da Liga Académica Interprofissional de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos da Universidade de São Paulo – campus Ribeirão Preto. Atua como docente e pesquisadora nas áreas da Saúde da Mulher, Cuidados Paliativos, Espiritualidade em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares.
Avaliação do nível de ansiedade e estresse em mulheres inférteis com aplicação do reiki na reprodução assistida, Mariana Borges
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o efeito do Reiki sobre os níveis de estresse e ansiedade em mulheres inférteis durante o ciclo da reprodução assistida e como objetivos específicos, avaliar o efeito da prática de Reiki em mulheres inférteis; avaliar as taxas de gestação em mulheres submetidas à intervenção do Reiki concomitantemente com a reprodução assistida, em comparação à terapia convencional isolada. Como delineamento metodológico, é um estudo clínico, randomizado, controlado e simples cego. As participantes são randomizadas em 3 grupos: Gurpo A – Reiki; Grupo B – Placebo e Grupo C – controle.
Os estudos sobre fatores de risco para o insucesso do tratamento para infertilidade apontam que estresse e ansiedade podem influenciar o desfecho do tratamento. O Reiki tem se mostrado como excelente recurso terapêutico com resultados positivos em estudos que investigam estresse, ansiedade e depressão em diferentes populações, contudo, não há na literatura dados que apontem os benefícios para a população das mulheres inférteis. Os resultados preliminares já apontam que o Reiki contribui para redução ou estabilidade dos níveis de estresse e ansiedade sendo um fator de contribuição para o sucesso do tratamento.
Podem conhecer melhor o trabalho da Mariana Borges pelo seu Instagram.
Podes ver este Só por hoje no nosso canal de Youtube e subscrever para os próximos…
Só por hoje é um programa sobre a prática de Reiki na promoção de um mundo mais inclusivo, criado por João Magalhães.

