O efeito do reiki na ansiedade, medo, dor e saturação de oxigénio em pacientes de cirurgia abdominal: Um ensaio aleatório controlado
Em 2023, foi publicado na revista científica Explore, o estudo O efeito do reiki na ansiedade, medo, dor e saturação de oxigénio em pacientes de cirurgia abdominal: Um ensaio aleatório controlado, por Hamide Şişman, Sevban Arslan da Universidade Cukurova na Turquia.
O efeito do reiki na ansiedade, medo, dor e saturação de oxigénio em pacientes de cirurgia abdominal: Um ensaio aleatório controlado
Objetivo
Este estudo foi realizado para avaliar o efeito do Reiki na ansiedade, medo, níveis de dor e saturação de oxigénio em pacientes de cirurgia abdominal aberta.
Materiais e Métodos
Neste estudo foi utilizado um desenho de ensaio controlado, paralelo, aleatório e com três ramos. Foram inscritos 93 participantes, divididos aleatoriamente em três grupos (n = 31): reiki, reiki simulado e grupo de controlo. Todos os pacientes do grupo experimental, antes e depois dos tratamentos de Reiki ou “Reiki fictício”, e todos os pacientes dos grupos de controlo sem qualquer intervenção foram avaliados com o Inventário de Estado de Ansiedade STAI-I, com o Questionário de Medo Cirúrgico para o medo da cirurgia e da dor, usando uma Escala VIsual Analógica.
Para a análise dos dados da pesquisa foram utilizados estatística descritiva, teste t, ANOVA, Mann-Whitney U, Kruskal-Wallis H e Wilcoxon.
Resultados
Os níveis de medo cirúrgico, ansiedade e dor diminuíram, e os níveis de saturação de oxigénio aumentaram no grupo do Reiki. As diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas (p<0,005).
Discussão
Uma vez que o Reiki é de custo reduzido, seguro, eficaz e fácil de aplicar, deve ser administrado por enfermeiros a doentes que vão ser submetidos a cirurgia abdominal aberta.
Fonte: Science Direct