Ler à Sexta – Mindfulness para o Alívio da Dor, de Jon Kabat-Zinn
Todos passamos pela dor, mas a forma como nos relacionamos com ela pode trazer maior ou menor sofrimento. Neste livro de Jon Kabat-Zinn, aborda-se o Mindfulness para o Alívio da Dor. A prática de Mindfulness foi amplamente ensinada por Buda e Jon Kabat-Zinn trabalhou todos os conceitos para que sejam mais acessíveis e também retirados de um contexto que poderá ser associado a uma religião. Assim temos uma prática meditativa isenta, fundamentada na ciência e com comprovações dos seus benefícios, sendo também usada em projetos hospitalares.
Bem-vindo a mais um Ler à Sexta.
Mindfullness para o Alívio da Dor, de Jon Kabat-Zinn
Diz Jon Kabat-Zinn que “Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, deliberadamente, no momento presente e sem juízos de valor a tudo o que surgir no domínio da experiência.”
Ao longo deste maravilhoso livro, o autor vai guiar-nos pelos conceitos de mindfulness, passo a passo, para o entendimento do que é a prática, a importância da consciência e de que forma podemo-nos relacionar com a dor.
Alterar a sua relação com a dor implica recorrer aos recursos interiores que lhe são disponibilizados através dos seus próprios corpo e mente, e utilizá-los para melhorar a sua qualidade de vida, a cada instante e a cada dia.
…
A dor em si, que por vezes pode ver como a sua maior inimiga, tem o potencial de vir a tornar-se sua professora e, por fim, até sua aliada e amiga, se aprender a ouvi-la profundamente.
O autor traz-nos também Sete Princípios para Trabalhar com a Dor, que são autênticas ferramentas para autoconhecimento e gestão do nosso sentir pela prática de mindfulness:
- Enquanto respirar, os aspetos positivos da sua saude superam os negativos, independentemente do seu problema.
- Resida no momento presente
- Quando nos deparamos com situações de que não gostamos, costumamos recorrer a duas opções.
- Existe uma forma totalmente diferente de abordar as experiências dolorosas.
- Abrir-se à experiência a cada instante.
Não se trata de fazer desaparecer algo.
A prática de mindfulness requer de ti, de nós, prática, como tudo o que queremos exercer na nossa vida, que tenha um impacte significativo. Jon Kabat-Zinn diz “Se exigir muito de si mesmo, poderá acabar por colher um benefício considerável. Contudo, se exigir apenas um pouco, o máximo que obterá do programa será o pouco que contribuiu”.
Mindfulness para o alívio da dor é um guia brilhante que nos ajuda no caminho da vida e nos momentos em que a dor surge
No final de contas, a vida em si é o verdadeiro programa. A vida em si é o verdadeiro mestre de meditação. E o modo como nos relacionamos com este preciso instante é a verdadeira prática de meditação.
Este livro é um autêntico guia que nos pode ajudar a:
- Aceitar em consciência as sensações associadas à respiração;
- Lidar com as sensações intensas e indesejadas;
- Evitar identificar-se com a sua experiência de dor;
- Fazer uma pausa consciente para recuperar equilíbrio, resilliência e autocompaixão;
- Permitir que o essencial da vida seja o seu verdadeiro Mestre de meditação.
O que este livro me trouxe
Recordo-me que tinha 16 anos e durante a noite acordei com dores muito estranhas no corpo. Sentei-me e meditei. À medida que mais me entregava à meditação, essas dores iam passando. Neste preciso momento em que leio, sinto também algumas dores que fazem parte daquele belo momento que é a Andropausa e exercendo as práticas deste livro, compreendo melhor a dor e sinto-a diminuir a cada respiração.
É, para mim, um livro muito bom, um recordar de vivências, para trabalhar a prática meditativa com enfoque no mindfulness, desde a tomada de consciência aos vários passos que nos podem ajudar na gestão da dor.
Desejo-te boas leituras, acima de tudo, uma excelente prática e que a tua dor possa ser serenada. Encontramo-nos num próximo Ler à Sexta.
Podes ler um excerto do livro aqui…
Mais informações sobre o autor e a sua obra na Nascente Editora (Penguin)
Conhece Jon Kabat-Zinn
Jon Kabat-Zinn é um reconhecido professor de medicina, fundador da Clínica de Redução de Stress Baseada em Mindfulness (MBSR) e do Centro de Mindfulness em Medicina, Cuidados de Saúde e Sociedade (CFM). O seu trabalho pioneiro na área de mindfulness contribuiu para a sua disseminação em diversos setores da sociedade, desde a medicina até o esporte profissional.
Kabat-Zinn é autor de vários livros sobre mindfulness e as suas aplicações práticas. As suas pesquisas e iniciativas têm sido fundamentais para o crescimento do movimento de mindfulness em todo o mundo.