Ler à Sexta - A Arte de Não Amargar a Vida
Sem categoria

Ler à Sexta – A Arte de Não Amargar a Vida, de Rafael Santandreu

Como podemos desfrutar da vida e sermos mais emocionalmente fortes e resilientes? Porque a nossa mente se apega a crenças irracionais e o que podemos fazer para as mudar?

Essa é a proposta do livro de Rafael Santandreu, A Arte de Não Amargar a Vida, um caminho para “pensar bem para viver melhor”. Bem vindo a este Ler à Sexta.

A Arte de Não Amargar a Vida, de Rafael Santandreu

O que Rafael Santandreu nos propõe neste livro? Logo nos momentos iniciais, chama-nos à atenção para a história de vida de Epicteto, filosofo que viveu há mais de 20 anos e que se encaixa neste livro com o seguinte texto «Não é o que nos acontece que nos afeta, mas aquilo que dizemos acerca do que nos acontece.» E sobre isso, o autor diz-nos:

  1. É possível mudar. É necessário um esforço continuado, mas pode ser conseguido.
  2. Transformar-se em alguém positivo é essencial para desfrutar da vida. A força emocional é o passaporte principal para dar a volta ao mundo.

A Arte de Não Amargar a Vida, traz-nos várias reflexões através de histórias dos utentes deste renomado psicólogo. Através delas, vamos percebendo a importância de saber lidar com crenças e ideias irracionais.

A nível prático, quando sustemos ideias irracionais – e emoções exageradas -, costuma acontecer tentarmos «matar moscas com uma espingarda», isto é, aplicamos soluções exageradas a problemas pequenos, e o remédio acaba por ser pior do que a doença: destruímos a casa e a mosca continua alegremente a voar.

Por último, as crenças irracionais dão origem a um enorme mal-estar emocional, gratuito e absurdo. Em casos extremos, o pessimismo pode fazer-nos mergulhar num mundo de horror que só existe numa mente imaginativa, mas não na realidade. Há pessoas que todas as semanas antecipam tantos desastres que acabam por perder a saúde, não só mental como física. Muitos casos de fibromialgia e dores crónicas devem-se a estas estruturas psíquicas que acabam por esgotar o corpo, como se este tivesse estado preso num campo de concentração nazi.

Estas crenças e ideias, são muitas vezes exageros fruto do nosso desconhecimento da realidade, do impacte que algo tem na nossa vida, e de nós mesmos.

Se nos detivermos a pensar sobre a realidade, apercebermo-nos de que, frequentemente, exageramos a importância das adversidades.

  1. Esse exagero tem consequências emocionais nocivas.
  2. Aprender a avaliar o que nos acontece com realismo e objetividade torna-nos mais fortes e tranquilos.
  3. Um dos melhores critérios para sabermos se uma coisa é «um pouco má» ou «muito má» é perguntarmos: «Em que medida isso me impede de fazer coisas importantes na minha vida?»

O que este livro me trouxe

Este foi um dos livros de Rafael Santandreu que sempre quis ler e este sentir comprovou-se com a qualidade da informação que aqui colocou. Senti que de alguma forma me ajudou a enquadrar melhor pensamentos e emoções, compreendendo as suas origens e dando uma melhor resposta à sua resolução. Foi um livro que me trouxe algo de construtivo e positivo para a vida, porque “Não é o que nos acontece que nos afeta, mas aquilo que dizemos acerca do que nos acontece”. Pegando nas palavras de Rafael Santandreu:

  1. As emoções só são possíveis a partir de determinados pensamentos.
  2. O segredo para a mudança está em aprender a pensar de uma forma mais eficaz.
A Arte de Não Amargar a Vida
A Arte de Não Amargar a Vida

Lê mais sobre a obra e o autor na Pergaminho…

Conhece Rafael Santandreu

Rafael Santandreu, psicólogo catalão formado pela Universidade de Barcelona, iniciou a sua carreira nos anos 90. Após especializar-se em terapia estratégica com o renomado Giorgio Nardone, em Arezzo, Itália, Santandreu combinou a prática clínica com a docência e a coordenação editorial da revista Mente Sana, ao lado de Jorge Bucay.

Com uma série de livros de autoajuda que se tornaram verdadeiros fenómenos, como “A Arte de Não Amargar a Vida” e “Sem Medo”, Santandreu consolidou-se como um dos principais divulgadores da psicologia positiva na Espanha.

Hoje, divide o seu tempo entre atendimentos psicoterapêuticos, cursos e palestras, sempre procurando partilhar os seus conhecimentos e ajudar as pessoas a viverem uma vida mais feliz e plena.

Podes ver o site do autor aqui…

Rafael Santandreu
Fonte: Editora Pergaminho

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.