Ler à Sexta – A Arte de Não Amargar a Vida, de Rafael Santandreu
Como podemos desfrutar da vida e sermos mais emocionalmente fortes e resilientes? Porque a nossa mente se apega a crenças irracionais e o que podemos fazer para as mudar?
Essa é a proposta do livro de Rafael Santandreu, A Arte de Não Amargar a Vida, um caminho para “pensar bem para viver melhor”. Bem vindo a este Ler à Sexta.
A Arte de Não Amargar a Vida, de Rafael Santandreu
O que Rafael Santandreu nos propõe neste livro? Logo nos momentos iniciais, chama-nos à atenção para a história de vida de Epicteto, filosofo que viveu há mais de 20 anos e que se encaixa neste livro com o seguinte texto «Não é o que nos acontece que nos afeta, mas aquilo que dizemos acerca do que nos acontece.» E sobre isso, o autor diz-nos:
- É possível mudar. É necessário um esforço continuado, mas pode ser conseguido.
- Transformar-se em alguém positivo é essencial para desfrutar da vida. A força emocional é o passaporte principal para dar a volta ao mundo.
A Arte de Não Amargar a Vida, traz-nos várias reflexões através de histórias dos utentes deste renomado psicólogo. Através delas, vamos percebendo a importância de saber lidar com crenças e ideias irracionais.
A nível prático, quando sustemos ideias irracionais – e emoções exageradas -, costuma acontecer tentarmos «matar moscas com uma espingarda», isto é, aplicamos soluções exageradas a problemas pequenos, e o remédio acaba por ser pior do que a doença: destruímos a casa e a mosca continua alegremente a voar.
Por último, as crenças irracionais dão origem a um enorme mal-estar emocional, gratuito e absurdo. Em casos extremos, o pessimismo pode fazer-nos mergulhar num mundo de horror que só existe numa mente imaginativa, mas não na realidade. Há pessoas que todas as semanas antecipam tantos desastres que acabam por perder a saúde, não só mental como física. Muitos casos de fibromialgia e dores crónicas devem-se a estas estruturas psíquicas que acabam por esgotar o corpo, como se este tivesse estado preso num campo de concentração nazi.
Estas crenças e ideias, são muitas vezes exageros fruto do nosso desconhecimento da realidade, do impacte que algo tem na nossa vida, e de nós mesmos.
Se nos detivermos a pensar sobre a realidade, apercebermo-nos de que, frequentemente, exageramos a importância das adversidades.
- Esse exagero tem consequências emocionais nocivas.
- Aprender a avaliar o que nos acontece com realismo e objetividade torna-nos mais fortes e tranquilos.
- Um dos melhores critérios para sabermos se uma coisa é «um pouco má» ou «muito má» é perguntarmos: «Em que medida isso me impede de fazer coisas importantes na minha vida?»
O que este livro me trouxe
Este foi um dos livros de Rafael Santandreu que sempre quis ler e este sentir comprovou-se com a qualidade da informação que aqui colocou. Senti que de alguma forma me ajudou a enquadrar melhor pensamentos e emoções, compreendendo as suas origens e dando uma melhor resposta à sua resolução. Foi um livro que me trouxe algo de construtivo e positivo para a vida, porque “Não é o que nos acontece que nos afeta, mas aquilo que dizemos acerca do que nos acontece”. Pegando nas palavras de Rafael Santandreu:
- As emoções só são possíveis a partir de determinados pensamentos.
- O segredo para a mudança está em aprender a pensar de uma forma mais eficaz.
Lê mais sobre a obra e o autor na Pergaminho…
Conhece Rafael Santandreu
Rafael Santandreu, psicólogo catalão formado pela Universidade de Barcelona, iniciou a sua carreira nos anos 90. Após especializar-se em terapia estratégica com o renomado Giorgio Nardone, em Arezzo, Itália, Santandreu combinou a prática clínica com a docência e a coordenação editorial da revista Mente Sana, ao lado de Jorge Bucay.
Com uma série de livros de autoajuda que se tornaram verdadeiros fenómenos, como “A Arte de Não Amargar a Vida” e “Sem Medo”, Santandreu consolidou-se como um dos principais divulgadores da psicologia positiva na Espanha.
Hoje, divide o seu tempo entre atendimentos psicoterapêuticos, cursos e palestras, sempre procurando partilhar os seus conhecimentos e ajudar as pessoas a viverem uma vida mais feliz e plena.
Podes ver o site do autor aqui…