Dia Mundial da Saúde Mental, como Reiki pode contribuir
A 10 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano com o tema “Saúde mental no trabalho”… como pode a nossa prática de Reiki contribuir positivamente para a mudança?
Prática de Reiki para a saúde mental no trabalho
Para levarmos uma boa saúde mental para o nosso trabalho, melhorando relações, gerindo as emoções em cada situação, assim como contribuindo para uma produtividade positiva, precisamos começar esse trabalho em casa. Então, o que a nossa prática nos pode trazer?
- Em primeiro lugar, saber ter tempo;
- Depois, vivenciar os cinco princípios;
- E também, saber cuidar de nós;
Saber ter tempo
Uma das regras fundamentais para um bom equilíbrio é saber criar um tempo apropriado para nós e distinguí-lo claramente daquilo que é o tempo de trabalho. Então recorda-te do que o Mestre Usui dizia… Só por hoje, ou seja, sabe estar nos momentos corretos, aproveitando para descansar, revitalizar e depois sabendo estar com plena atenção também no trabalho.
Vivenciar os Cinco Princípios
Os cinco princípios ajuda-nos a criar, em todos os ambientes onde estamos, harmonia, confiança, gratidão, honestidade e bondade. A vivência interior destes princípios ajudam-nos a transportá-los para o local de trabalho, auxiliando-nos a compreender como estamos a reagir a situações e a reajustarmo-nos mais positivamente.
Saber Cuidar de Nós
Se o trabalho te está a trazer ansiedade, aplica o autotratamento no que sentes ser necessário. Procura uma ajuda profissional se não estás a conseguir gerir essa ansiedade, como por exemplo, um psicólogo. Saber cuidar de nós tem muitas dimensões, não descures nenhuma delas. Lembra-te de cuidar do teu Chakra Raiz.
Podes ler mais sobre práticas de Reiki que podem ser aplicadas no contexto do local de trabalho no livro Reiki é Simples.