O que o Mestre Usui dizia sobre mediunidade
Se nos perguntarmos o que o Mestre Usui dizia sobre mediunidade, não encontraríamos uma resposta porque não só estamos a falar de culturas diferentes, como também por esse não ser o propósito do seu método, o Usui Reiki Ryoho.
Alan Kardec, o codificador do espiritismo (1804-1869) dizia que medium é “todo aquele que sente num grau qualquer a influência dos Espíritos”, ao passo que na prática de Reiki, o praticante é aquele que sente os desequilíbrio energéticos do ser vivo e auxilia, através da energia vital do universo, a equilibrá-los dentro das condições da pessoa. Segue, em primeiro lugar, uma filosofia de vida, para uma vida pacífica e feliz.
Poderá a prática de Reiki ser um apoio a quem tenha mediunidade?
Vimos que são práticas distintas. Tendo o Mestre Usui não colocado restrições a quem possa aprender o método, muito pelo contrário, abrindo-o a todos, a sua aprendizagem e prática pode auxiliar quem tem mediunidade, pelo menos da seguinte forma:
- Compreender a energia que se sente;
- Lidar com a comunicação empática;
- Realizar o autotratamento no caso da energia estar desequilibrada;
- Solidificar a forma de estar na vida através dos Cinco Princípios;
- E desenvolver a sua espiritualidade.
Sobre este último ponto, dizia o Mestre Usui:
«Tudo no Universo é produzido e desenvolvido pelo magnífico Reiki, que preenche o Grande Universo. Os humanos são um microcosmos que obtêm o Grande Espírito do macrocosmos; todos têm uma parte deste Grande Reiki no seu corpo. Assim, devemos sempre tentar cultivar a espiritualidade para que possamos receber o mais possível o Grande Reiki do Universo.»
Apesar da mediunidade não ser uma prática dentro do método de Reiki, aqueles que a realizam poderão encontrar no Usui Reiki Ryoho formas e técnicas para se compreenderem e equilibrarem.
Um comentário
Elisabete Sales
Excelente esclarecimento.