O que é ser um praticante de Reiki
Reiki

O que é um praticante de Reiki

O que é um praticante de Reiki? Naturalmente alguém que segue e aplica os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho. Mas, na verdade, o que isto implica e o que será realmente o mais fundamental que nos poderá definir?

O que é um praticante de Reiki e o que nos define

Acredito que aquilo que nos define é o cumprimento da missão que o Mestre Usui nos deixou. Dizia ele:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz. Cuidar dos outros, melhorar a sua felicidade e a nossa.

Esta missão tem dois pilares para aferirmos a nossa identidade de praticantes. O primeiro é a vivência de uma filosofia de vida e a segunda, a prática terapêutica.

Acredito mesmo que aquilo que define um praticante de Reiki é a vivência da filosofia de vida e isto quer dizer que é um longo caminho para compreendermos o que vamos transformar em nós para termos mais calma, confiança, gratidão, esforço correto e bondade, na nossa vida. É o percorrer deste caminho que nos faz praticantes do método.

Pelo outro lado, temos o aspeto maravilhoso de sentir e trabalhar a energia Reiki, algo que nos toca tão profundamente e nutre, cuja aplicação é feita em nós e poderá também se aplicada aos outros.

Por isso mesmo, mais do que nos dirigirmos ao próximo, é também observarmos todos os ensinamentos para a nossa melhoria contínua e para que, realmente, possamos usufruir de uma vida mais pacífica e feliz.

O que faz de nós praticantes de Reiki é, cada um ao seu ritmo, vivenciar a missão e passo a passo, um bocadinho de cada vez, nos irmos melhorando e, no processo, ajudarmos também os outros.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Ludymilla Martins

    Mestre João, como estás? Sempre cordialmente, gentil, um ser humano especial. Sim, é atento sobre cada etapa de sua jornada. Um texto muito rico Mestre que me.fez.análisar.o.processo de crescimento em que adentramos quando nos tornamos aprendizes do.reiki

    De fato, um processo de crescimento interior incrível. Nesta minha nova etapa da vida, tenho refletido muito. No começo foi um estouro de boiada. Nossa! O medo, o senti-me aguada mé paralisou. Então um dia eu pensei; bem, eu posso continuar com pena de mim ou aprender a viver um dia de cada vez.E assim sigo. As vezes quase provocando as viceras, após o eremedio Prolopa, outras tantas em oração.
    Deis quer que eu aprenda,,,talvez a ser mais calma, a confiar mais. Bom, vou seguindo sabendo que agora posso me ajudar.

    Gratidão mestre por estar na caminhada comigo. Deus o abençoe.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.