O efeito da energia dos tratamentos de reiki na qualidade do sono de pacientes com cancro da mama e da próstata em terapia hormonal. – Um estudo académico
Foi publicado, em Maio de 2024, no Symptom Science and Palliative Care ASCO annual meeting, um estudo intitulado “The effect of energy from reiki treatments on sleep quality for patients with breast and prostate cancer on hormone therapy”, realizado por Jeremy McGuire, Umang Gada, Chunkit Fung, Nikesha Gilmore, Michelle Christine Janelsins, e Luke Joseph Peppone. Os resultados mostram que a aplicação de Reiki trouxe uma melhoria na qualidade de sono dos pacientes. Este foi um estudo realizado com oitenta e sete pessoas, cinquenta e seis com cancro de mama e trinta e um com cancro na próstata.
O efeito da energia dos tratamentos de reiki na qualidade do sono de pacientes com cancro da mama e da próstata em terapia hormonal
Antecedentes: Muitos doentes com cancro que recebem terapia hormonal têm dificuldade em dormir e insónias. O Reiki é uma técnica em que a terapia é aplicada ao paciente sem toque físico ou com um toque muito ligeiro, ao passo que a massagem tradicional utiliza a pressão e o movimento do terapeuta para manipular os tecidos moles. Tanto o Reiki como a massagem tradicional têm demonstrado ser eficazes em proporcionar benefícios na qualidade do sono. Este estudo é o primeiro a comparar as alterações na qualidade do sono após tratamentos de massagem e Reiki em pacientes com cancro da próstata e da mama que recebem terapia hormonal.
Métodos: Oitenta e sete pacientes com cancro da mama (n = 56) e da próstata (n = 31), a receberem terapia hormonal e com fadiga auto-relatada ≥4/10, foram incluídos neste estudo controlado e aleatório (RCT). Os pacientes foram selecionados aleatoriamente para um dos três ramos de tratamento durante 4 semanas: O ramo 1 recebeu dois tratamentos de massagem, o ramo 2 recebeu dois tratamentos de Reiki e o ramo 3 recebeu quatro tratamentos de Reiki. Cada sessão de tratamento durou aproximadamente 75 minutos. Os participantes com uma pontuação inicial de ( ≥8) no ISI foram incluídos nesta análise.
Resultados: 75% de todos os participantes inscritos (n = 65) preencheram os critérios de inclusão para insónia clinicamente significativa na linha de base. Tanto o Reiki como a massagem proporcionaram melhorias na qualidade do sono desde a pré até à pós-intervenção e não houve diferença entre 2 e 4 sessões de Reiki. O Reiki aumentou significativamente a qualidade do sono (p > .01) com uma diminuição média na pontuação total do ISI de 2,96. A massagem terapêutica mostrou uma tendência para melhorar a qualidade do sono (p = 0,06) com uma diminuição média na pontuação ISI de 1,95. Verificou-se uma diminuição clinicamente significativa na pontuação total do ISI (≥6) em 15% dos que receberam massagem terapêutica, em comparação com 25% no grupo de terapia reiki.
Conclusões: Quatro semanas de Reiki melhoraram significativamente a qualidade do sono em pacientes com cancro da mama e da próstata a receber terapia hormonal. O Reiki pode ser uma melhor terapêutica não farmacológica para melhorar a qualidade do sono.
https://doi.org/10.1200/JCO.2024.42.16_suppl.e24076
Fonte: Journal of Clinical Oncology