Ler à Sexta. Osho Corpo e Mente
Ler à Sexta

Ler à Sexta – Mente e Corpo de Osho


O homem consciente vive no corpo, ama o seu corpo, celebra-o, mas não é o corpo. Ele sabe que há algo dentro dele que sobreviverá a todas as mortes. Ele sabe que há dentro dele algo que é eterno e que o tempo não pode destruir. Isto é algo que ele sente através da meditação, do amor, da oração. É algo que ele sente no âmago do seu ser. Ele não tem medo. Ele não tem medo da morte, pois sabe o que é a vida. E ele não anda a correr atrás da felicidade, pois sabe que Deus lhe envia inúmeras oportunidades; ele só tem de o permitir.

Osho foi um guru, um místico, um sábio, conforme a perspetiva e as vivências que cada um teve no seu encontro com ele. Em Corpo e Mente, traz-nos a partilha da sua sabedoria para uma melhor gestão do stress quotidiano, assim como uma relação mais harmoniosa entre Corpo e Mente.

Bem-vindo ao Ler à Sexta…

Mente e Corpo, de Osho

De que forma olhamos para nós próprios, para as nossas doenças, para o que o corpo nos fala e o que a nossa mente nos comunica? Como a medicina olha para as nossas questões e o que será que nos falta numa avaliação sobre os nossos desequilíbrios e doenças?

Osho observa o impacte que o stress tem no homem, não apenas como uma coisa negativa. E isso traduz-se também na forma como observa os sintomas que manifestamos no corpo… Será este o momento de começarmos a olhar mais para nós como um todo e não apenas como partes isoladas?

Tratar o Homem como um todo

Uma pessoa tem um determinado sintoma, como por exemplo uma enxaqueca ou uma dor de cabeça. Podemos tratá-la, mas não a analisamos mais a fundo para perceber porque é que ela ficou com a enxaqueca. Talvez ela se sinta demasiado sobrecarregada, preocupada, deprimida. Talvez ela esteja tão contraída por dentro que lhe dói a cabeça. Talvez esteja a pensar demais e não consiga descontrair a mente. Por isso, podemos tratar o sintoma e forçá-lo a desaparecer através de venenos e medicamentos. Mas ele vai aparecer noutro sítio, pois ainda não se tocou de todo na causa principal.

Não se devia tratar os sintomas, mas sim as pessoas. E a pessoa é orgânica, é total. Por vezes, a doença pode estar nos pés e a causa principal pode estar na cabeça. Outras vezes, a doença pode estar na cabeça e a causa nos pés. O ser humano é um só, em absoluta interligação! Nada está desconectado no ser humano. E não é só o corpo que está interligado no seu interior, o corpo também está interligado com a mente, e depois o corpo e a mente – soma e psique – estão ambos ligados a uma alma transcendental.

Mais além de apenas uma relação entre o corpo e a mente, Osho convida-nos à relação interior e espiritual que devemos ter connosco:

Ser verdadeiro consigo mesmo

Lembre-se de ser verdadeiro consigo mesmo. Como? Tem de se recordar de três coisas. Primeiro, nunca dê ouvidos a ninguém, ao que as pessoas dizem que você deve ser: oiça sempre a sua voz interior, o que você gostaria de ser. De outra forma, toda a sua vida será desperdiçada.

O que este livro me trouxe

Adorei ler este livro, acho que me fez prestar ainda mais atenção a ele o momento de consciência que vivo, mas também a relação que Frank Arjava Petter teve com Osho e o livro que desenhei da sua biografia e vivência com o Osho.

Além de inúmeros pontos sobre a relação do corpo e mente, trouxe-me também a profunda reflexão sobre a autenticidade. Diz o Osho:

A segunda coisa só é possível se você fizer a primeira. Nunca use máscaras. Se estiver zangado, demonstre-o. É arriscado, mas não sorria, pois será um sorriso falso.
E a terceira coisa de que é preciso lembrar-se é da autenticidade: permaneça sempre no presente, pois toda a falsidade entra a partir do passado ou do futuro. O que já passou, já foi, não se preocupe mais com isso.

Osho, Corpo e Mente


Para terminar, deixo-te uma reflexão, que é um convite a toda a humanidade:

Se toda a humanidade aprender a relaxar em vez de lutar, a deixar-se ir em vez de se esforçar ao máximo, haverá uma grande mudança na qualidade da consciência. Pessoas descontraídas, indo calmamente na corrente do rio, sem objetivos próprios, sem egos…

Podes ler um excerto do livro aqui…

Mais informações sobre o autor e a sua obra na Editora Pergaminho

Desejo que este livro te possa trazer bons momentos de reencontro contigo mesmo e coerência entre corpo e mente.

Encontramo-nos num próximo Ler à Sexta.

Conhece o Osho

Osho dedicou a sua vida ao estudo da espiritualidade. Fundou vários retiros de meditação e comunas, e ensinou e realizou palestras em todo o mundo. É considerado o autor indiano de maior sucesso: os seus livros vendem mais de um milhão de exemplares por ano e estão traduzidos em dezenas de idiomas. Oficialmente, é autor de mais de seiscentos livros, mas todos eles são transcrições das suas palestras. Osho acreditava no poder da palavra viva e do diálogo, e é isso mesmo que os seus livros transmitem.

Osho desafia qualquer categorização. Seus milhares de discursos cobrem tudo, desde a busca individual de significado até as questões sociais e políticas mais urgentes que a sociedade enfrenta hoje.

Os livros de Osho não são escritos, mas são transcritos de gravações de áudio e vídeo de suas palestras extemporâneas para o público internacional. Como ele diz: “Portanto, lembre-se: tudo o que estou a dizer não é apenas para você … Estou a falar também para as gerações futuras.” Osho foi descrito pelo Sunday Times em Londres como um dos “1000 Makers do Século 20” e pelo autor americano Tom Robbins como “o homem mais perigoso desde Jesus Cristo”. O meio-dia de domingo (Índia) selecionou Osho como uma das dez pessoas – junto com Gandhi, Nehru e Buda – que mudaram o destino da Índia. Sobre seu próprio trabalho Osho disse que está a ajudar a criar as condições para o nascimento de um novo tipo de ser humano. Ele frequentemente caracteriza este novo ser humano como “Zorba o Buda” – capaz tanto de desfrutar os prazeres realistas de um Zorba o Grego quanto da serenidade silenciosa de um Gautama o Buda. Correndo como um fio por todos os aspectos das palestras e meditações de Osho é uma visão que abrange tanto a sabedoria atemporal de todas as eras passadas quanto o maior potencial da ciência e tecnologia de hoje (e de amanhã).

Osho é conhecido pela sua contribuição revolucionária para a ciência da transformação interior, com uma abordagem à meditação que reconhece o ritmo acelerado da vida contemporânea. Suas exclusivas Meditações Ativas OSHO são projetadas para primeiro liberar o stress acumulado do corpo e da mente, de modo que seja mais fácil levar uma experiência de quietude e relaxamento livre de pensamentos para a vida diária.

Osho. Fonte: Site do autor

Visita o site do autor aqui…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/