Sem categoria

Ler à Sexta – O Santo, o Surfista e a Executiva, de Robin Sharma

Neste Ler à Sexta quero partilhar contigo O Santo, o Surfista e a Executiva, de Robin Sharma.

Jack Valentine encontra-se num momento baixo da sua vida e um acidente de viação vai juntá-lo com alguém que mudará por completo a sua vida e a forma de a viver.

Jack irá a três lugares especiais encontrar-se com três pessoas que lhe trarão reflexões e sabedoria para uma transformação da vida e para o viver todo o seu potencial interior.

Porque ler este livro e para quem é O Santo, o Surfista e a Executiva

Este é um livro que nos envolve na sua história. Com âncoras assentes em várias citações que ilustram os conceitos centrais do objetivo da história, assim como diálogos de vida que despertam o caminhar de Jack Valentine para novas perspetivas a ter sobre si e sobre os outros.

Se estás num momento de querer escutar conselhos e mudar a vida, experimenta ler, refletir e colocar em prática

O Santo, o Surfista e a Executiva, de Robin Sharma

Jack Valentine terá que saber responder a três questões “Vivi sabiamente?”, “Soube amar?” e “Cumpri a minha missão para com os outros?”. Ao longo deste livro tomei inúmeros apontamentos que foram significativos.

Ser uma pessoa espiritual significa ser uma pessoa autêntica. É viver de acordo com os mais nobres valores pessoais, ser verdadeiro na maneira como orientas a tua vida e ver o mundo de um modo mais evoluído e esclarecido.

Na forma como lidamos com os comportamentos e as situações, Robin Sharma diz:

… escolhe as respostas mais dignas e carinhosas para cada situação. Com o tempo, tornar-se-à mais fácil e os resultados serão surpreendentes.

E ainda sobre a forma como passamos, ou melhor, deixamos passar a vida, o autor, pela voz de Jack Valentine, diz:

Percebi que, quando a vida é estável e corre sem sobressaltos, tendemos a vivê-la a um nível superficial. Quando a vida se torna dura e passamos por momentos de crise, acabamos sempre por fazer uma reflexão interior e uma profunda introspeção.

Quando Jack se encontra com a Executiva, em Nova Iorque, ela traz-lhe uma profunda reflexão sobre o estado em que profundamente se deve viver…

…só estou a dizer para deixares a vida fluir mais. E, depois, a vida fluirá dentro de ti. Vive num estado de serena rendição, aceitando o que a vida tem reservado para ti. Pára de lutar contra a tua vida, tornando uma felicidade dependente de as coisas serem de determinada maneira. Ironicamente, quando começares a fazê-lo, a tua vida começará a melhorar e a verdadeira felicidade virá ao teu encontro. Pára de tentar analisar todos os acontecimentos como sendo bons ou maus e limita-te a vivê-los. É este o caminho para a mestria: desliga-te dos resultados. Não deixes que as melhores horas da tua vida te escapem. Sai da luta e entra na energia que realmente gere o mundo. A mesma energia que criou um poderoso oceano também te criou a ti. Portanto, em vez de lutares contra ela, une-te a ela. Pára de tentar obter o que queres na vida com tanto esforço. É um dos paradoxos do mundo: as coisas para as quais correres, afastar-se-ão de ti. Quanto menos te preocupares com a maneira como a tua vida devia ser, mais ela correrá bem.

Está bem, Moe, já percebi. Suponho que tenho de deixar de viver uma vida frenética, como fiz até aqui. Preciso de abandonar a luta e unir-me ao que acontece à minha volta, sabendo que estou exatamente onde devia estar. Depreendo que o que me estás a dizer é, basicamente, para eu parar de tentar gerir a minha vida e limitar-me a abraçá-la, confiando que, independentemente do seu aspeto atual, tudo se encaixa num plano supremo concebido para mim.

Sim. A tua vida, a minha vida, todas as vidas são belas. Nós é que nos esquecemos de o constatar. Por isso é tão importante abrandar o ritmo. Porque é que andas sempre a correr de um lado para o outro? Para onde corres?

Esta é uma história que pode ser a tua e são, sem dúvida, aprendizagens que te poderão inspirar. É um livro simples, acessível, didático que nos leva a refletir sobre a nossa vida e como vivemos.

Desejo que este livro te traga boas inspirações e te ajude a construir uma história significativa para a vida. Encontramo-nos num próximo Ler à Sexta.

Podes ler um excerto do livro aqui…

Mais informações sobre o autor e a sua obra na Editora Pergaminho

Conhece Robin Sharma

Robin Sharma é um filantropo diligente, que há mais de um quarto de século se dedica a ajudar os seres humanos a realizarem o seu potencial inato. Um dos especialistas de maior renome no campo da gestão e do desenvolvimento pessoal do mundo, foi consultor em empresas como a Nike, a Microsoft, a Unilever, a GE, a HP, a IBM, e na Universidade de Yale. Os seus livros ocupam o topo das listas de best-sellers, são publicados em mais de 90 idiomas e contam com dezenas de milhões de exemplares vendidos, fazendo de Robin Sharma um dos autores mais lidos dos nossos dias.

O site de Robin Sharma.

Robin Sharma. Fonte: robinsharma.com


Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.