O médico que fala da alma
Ler à Sexta

Ler à Sexta – O médico que fala da alma

Neste Ler à Sexta, quero partilhar contigo um maravilhoso livro – “O médico que fala da alma” e desejo que ao lê-lo possas escutar as palavras e sabedoria do José Azantos.

É porque o coração está tão próximo da alma que dizemos frequentemente que “fazemos as coisas de coração”. Na verdade, talvez dizer que “fazemos as coisas de corpo e alma” fosse mais correto, mas a alma não se importa que digamos que é o nosso coração que determina as intenções de amar. – José Azantos.


O médico que fala da alma é um livro de José Azantos, publicado pela Oficina do Livro, que nos fala do amor, e do cuidado de saúde que a nossa alma necessita. Como nos podemos amar mais? Como o amor pode sanar o julgamento que temos sobre o outro?

Os vários capítulos de O médico que fala da alma encontram-se designados como Almalogia, Conscienciologia e Mentologia. São indicações do propósito que cada um deles irá abordar, sempre com maravilhosos momentos em que o médico que fala da alma nos teria a dizer, olhos nos olhos, momentos de Healthsoulness e afirmações positivas.

Momento Meditação Healthsoulness:
Ambos sabemos que o que torna um pássaro livre não é só estar fora da gaiola. É voltar a voar.
Ambos sabemos que o que torna um homem livre não é só estar fora da sua mágoa. É voltar a amar.
Ambos sabemos…

Afirmação:
A liberdade é a permissão para amar e eu permito-me ser livre.

O conceito de Healthsoulness, criado pelo autor, remete-nos à importância de estarmos conscientes de que somos almamor.

…estar healthsoulful é, essencialmente, estar de alma plena perante quaisquer aspetos relativos à saúde (sejam esses relacionados com doença ou com um absoluto estado saudável). Este estado inclui três pilares ou princípios essenciais:

  1. Consciência de que somos amor;
  2. Uso da mente para amar;
  3. Transmutação da mágoa.

Iremos, nos próximos capítulos, aprofundar estes três princípios, lendo, como forma de processo reflexivo e de investigação dentro de nós próprios. Esses processos podem ser agrupados em três grandes esferas que se revezam neste livro e que me atrevo a definir como Almalogia (investigação pessoal sobre a alma), Mentologia (investigação pessoal sobre os modos da mente) e Conscienciologia (investigação pessoal sobre a consciência). Em fóruns e sites, poderemos encontrar definições diferentes de Almalogia, de Mentologia e de Conscienciologia. Todavia, aqui para nós que habitamos este «espaço livro», acredito que os três processos significam, meramente, uma reflexão conceptual e uma abertura de coração aberto para os temas da alma, da mente e da consciência.

É frequente acreditarmos que, ao termos controlo em relação ao resultado das nossas escolhas, isso nos irá colocar numa posição de vantagem perante a nossa saúde e a nossa vida em geral. Porém, é esse desejo de controlo que nos retira a liberdade de escolha. O desejo de controlo é uma resposta do ego ao seu próprio medo e, por sua vez, esse desejo inibe a criação de possibilidades e apaga todas as opções que não tenham o medo em conta. Por isso, muitas vezes, não escolhemos o que nos faz sentido, mas sim, o que nos faz sentir uma garantia. Não escolhemos o que nos faz amar, mas sim, o que nos faz aliviar o medo. E, frequentemente, não temos sequer uma ténue noção de que havia a possibilidade de escolher o que nos faz sentido ou o que nos faz amar.

Considero também muito importante, que cada um dos tópicos tem um “storytelling – um conto médico”, que nos auxilia a enquadrar a vivência do autor, com a sua sabedoria e casos reais que encontrou. Esta partilha de casos reais traz-me sempre um sentido de maior proximidade ao que é a técnica ou conceito, assim como me traz a vivência de outros, que também passam pelas mesmas dificuldades que eu. Tal faz-me sempre sentir que não estou sozinho num caminho de desenvolvimento e melhoramento.

Para nos auxiliar mais, José Azantos traz-nos “Os materiais e as ferramentas do Healthsoulness”, que nos fazem refletir sobre o amor, a paz interior e os sonhos, que são suportados por pilares como a coragem, a motivação e a atenção.

Senti este livro de uma forma muito genuína, como uma comunicação de experiência de uma alma a falar com outra alma. Desejo que O médico que fala da alma te possa trazer esclarecimento, luz e uma vivência cada melhor na resolução das tuas dificuldades.

Encontramo-nos num próximo Ler à Sexta…

Podes ler um excerto do livro aqui…


Conhece José Azantos

José nasceu em agosto de 1980, no Porto. Considera que o amor é a matéria-prima da medicina e esta é uma forma de amar o próximo. Especialista em Medicina Geral e Familiar, trabalha há cerca de 15 anos para os seus pacientes e para as respetivas famílias. O seu percurso já se ramificou até à consultoria em Mindfulness e à Hipnose Clínica. Publicou artigos sobre diferentes temas clínicos em revistas científico-médicas, porém as publicações dos últimos anos incluem reflexões sobre a espiritualidade, a mente, o amor ou a humanidade. É autor do blogue do Instagram «O Médico que fala da alma», onde assina como José Azantos.

José Azantos. Fonte: FNAC

Instagram do Médico que fala da alma aqui…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.