Ler à Sexta – Cérebro de Escassez de Michael Easter
Bem-vindo a mais um Ler à Sexta e hoje trago-te o livro Cérebro de Escassez do jornalista Michael Easter.
Estamos hoje num tempo de acesso a muito mais do que qualquer outra geração anterior teve, no entanto, o nosso desejo parece não parar, nem haver algo que nos traga contentamento. Como ajustar a nossa atitude mental e alterar os hábitos destes desejos é a proposta deste livro. Portanto, aqui não irás encontrar os tópicos sobre a abundância, mas sim sobre como trabalhar a tua mente para evitar os impulsos da adição e do desejo.
Porque ler este livro e para quem é o “Cérebro de Escassez”
Este é um livro escrito por um jornalista, portanto é completo de perspetivas da sua investigação sobre este tema da necessidade e desejo de mais do que temos na nossa vida contemporânea. Não é um livro ligeiro ou leve de auto-ajuda com algumas frase-chave, mas sim um livro completo na sua essência para o entendimento de um problema que a maior parte de nós, de alguma forma, encara.
Pessoalmente vejo como um livro de estudo, de pesquisa sobre o tópico e tantos outros subjacentes. É interessante e lúcido e ao mesmo tempo vivencial com experiências e reflexões reais que o autor foi tendo em vários momentos da sua vida, transpostos para o livro.
Cérebro de Escassez é dirigido a quem goste de aprofundar temas e ler conceitos fundamentados.
Cérebro de Escassez, de Michael Easter
Neste livro encontrei inúmeros apontamentos muito interessantes para mim, não só a nível deste tema, mas também de conhecimento geral, que acabam por ir tocar à minha especialidade. Neste livro, o autor apresenta o Ciclo da Escassez:
“…1 – Oportunidade: A primeira parte do ciclo da escassez é a oportunidade. Uma oportunidade de obter algo de valor que melhore a nossa vida. Porém esta oportunidade traz riscos. Talvez obtenhamos algo valioso. Por exemplo, dinheiro, bens, comida ou até estatuto. Mas também podemos não obter – ou inclusivamente perdê-lo.
…
2 – Recompensas imprevisíveis – A segunda fase do ciclo da escassez consiste em recompensas imprevisíveis. As recompensas das ações quotidianas são previsíveis. Se sentirmos uma comichão e a coçarmos, sabemos que a comichão será aliviada. A recompensa, a comichão passar, é previsível.
…
3 – Repetibilidade Rápida – A terceira fase do ciclo da escassez é a repetibilidade rápida. A maioria dos comportamentos quotidianos tem um início e um fim claro e não os repetimos imediatamente…”
A reflexão sobre como a nossa mente se envolve neste ciclo de escassez é verdadeiramente importante e, como tal, o livro traz relevância para o nosso autoconhecimento nesse aspecto.
Uma das formas de trabalharmos o nosso cérebro de escassez é também através da meditação:
“A meditação é como a Kim Kardashian da espiritualidade, de hoje em dia, recebendo toda a atenção, mas a investigação mostra que tanto a meditação como a oração tradicional poderão proporcionar mudanças positivas de perspetiva, diminuir a tensão e ajudar a controlar melhor as nossas emoções. Por exemplo, investigadores na Polónia descobriram que praticantes de meditação budista e praticantes de oração católicos apresentaram mudanças positivas semelhantes da atividade eléctrica do cérebro. Ambos os métodos deram origem a ondas cerebrais associadas a menor tensão e maior contentamento.”
Há ainda uma reflexão de Michael Easter que ecoou profundamente em mim e me trouxe um bom momento de reflexão, o qual concordo na totalidade:
“Melhorar a nossa vida ainda exige que se suporte o desconforto a curto prazo para alcançar resultados a longo prazo”.
Posso considerar este um livro verdadeiramente escrito com o rigor do jornalismo, onde a investigação está presente, apurando os factos e apresentando os caminhos, desejo que te possa ajudar no caminho para uma vida mais feliz e encontramo-nos no próximo Ler à Sexta.
Podes ler um excerto do livro aqui…
Mais informações sobre o autor e a sua obra na Editora Nascente.
Conhece Michael Easter
Como autor de um bestseller do New York Times , fez carreira a viajar pelo mundo para descobrir ideias práticas que ajudam as pessoas a viver vidas mais saudáveis, mais felizes e mais notáveis. A sua investigação levou-o a todo o lado – desde zonas de guerra ao Ártico e à selva boliviana. Entrevistou milhares de especialistas, desde laureados com o Prémio Nobel a atletas de classe mundial, e analisou inúmeros estudos para encontrar as melhores tácticas com base científica que pode utilizar para otimizar a sua vida.
O seu objetivo tem sido sempre o de pegar nestes conhecimentos de ponta e torná-los acessíveis e accionáveis para os leitores. Publica as suas descobertas nos seus livros, incluindo o bestseller do New York Times,Scarcity Brain, e The Comfort Crisis. Também partilha as suas ideias mais recentes na popular newsletter, “2% with Michael Easter”.
O seu trabalho foi adotado por instituições líderes que vão desde equipas desportivas profissionais até ao exército. As tácticas que descobre mudaram a forma como as organizações abordam questões críticas como a saúde física e mental, o desempenho e o sucesso. Mais importante ainda, as suas ideias ajudaram milhões de leitores a viver vidas mais saudáveis, mais felizes e mais notáveis.
Quando não está a atravessar o mundo para fazer a sua investigação, pode encontá-lo a viver em Las Vegas, à beira do deserto, com a mulher e dois cães, Stockton e Conway.