Um ensaio de eficácia do Reiki, em larga escala, para a saúde física e psicológica
Estudos sobre Reiki

Estudo sobre os benefícios de Reiki, em larga escala, para a saúde física e psicológica

Um estudo de 2019, sobre os benefícios do Reiki, realizado por Natalie Dyer, Ann Baldwin e William Rand, com um total de 1411 sessões de Reiki apresentou resultados estatisticamente significantes sobre o impacte positivo que uma sessão de Reiki pode ter numa pessoa.

Estudos com uma grande amostragem são necessários para uma melhor consideração sobre os benefícios da prática de Reiki, algo que este estudo veio a trazer, no entanto, falta ainda um controle mais apurado das circunstâncias de cada sessão de Reiki.

Um ensaio de eficácia em larga escala do Reiki para a saúde física e psicológica

Objectivos:

O principal objetivo deste estudo foi medir o efeito de uma única sessão de Reiki na saúde física e psicológica numa grande amostra não clínica.

Desenho:

O desenho do estudo foi um ensaio único de eficácia com medidas pré e pós-intervenção.

Contexto:

O estudo teve lugar em consultórios privados de Reiki nos Estados Unidos.

Sujeitos:

Os praticantes de Reiki foram recrutados a partir de uma lista de correio eletrónico para participarem no estudo com os seus clientes de Reiki. Um total de 99 praticantes de Reiki preencheram os critérios de inclusão e participaram no estudo. Os praticantes de Reiki foram instruídos a dar um folheto a cada um dos seus clientes de Reiki que continha informações sobre o estudo e convidava o cliente a preencher um inquérito antes e depois da sua sessão de Reiki.

Intervenções:

Mestres de Reiki treinados e certificados conduziram as sessões de Reiki pessoalmente, com cada sessão durando entre 45 e 90 minutos.

Medidas de resultado:

Para avaliar os afectos, foi utilizado o bem validado Positive and Negative Affect Schedule, com 20 itens, e para avaliar um vasto leque de variáveis físicas e psicológicas, foram utilizadas medidas breves de auto-relato, de item único, imediatamente antes (pré) e depois (pós) da sessão de Reiki.

Resultados:

Um total de N = 1411 sessões de Reiki foram realizadas e incluídas na análise. Foram observadas melhorias estatisticamente significativas para todas as medidas de resultado, incluindo afeto positivo, afeto negativo, dor, sonolência, cansaço, náuseas, apetite, falta de ar, ansiedade, depressão e bem-estar geral (todos os valores de p <0,001).

Conclusões:

Os resultados deste ensaio de eficácia em larga escala e em vários locais sugerem que uma única sessão de Reiki melhora múltiplas variáveis relacionadas com a saúde física e psicológica.

Fonte: Mary Ann Liebert, Inc, Publishers

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.