
Dia das Virtudes do Imperador Meiji e a prática de Reiki
A 30 de Junho celebra-se, no Japão, o Dia das Virtudes do Imperador Meiji, pela grande dedicação que este teve na educação, artes e abertura do Japão ao ocidente. A cerimónia realizada no Meiji Jingu, tem sempre um poema de reflexão sobre essas virtudes. Mas qual a importância do Imperador Meiji para nós, praticantes de Reiki contemporâneos?
A escolha dos poemas do Imperador Meiji
São várias as teorias sobre porque o Mestre Usui escolheu poemas do Imperador Meiji para os seus alunos, mas nada é realmente assente e concreto naquilo que fora uma afirmação do Mestre Usui. Entre centenas de milhares de poemas, escolheu 125.
A sua prática era considerada essencial para que cada praticante de Reiki pudesse crescer espiritualmente, isto porque eram parte da técnica Hatsurei-ho, que nos ajuda num processo de meditação a aumenter a nossa energia e a trazer esclarecimento e clareza.
Por exemplo, após treinar o desapego e “esvaziar” da mente, o praticante colocaria um poema que poderia trazer uma reflexão sobre uma questão que tinha.
Hoje em dia, será que esses poemas terão validade? Claro que muitos estão dentro do contexto da cultura japonesa, mas sempre que faço o exercício de dar poemas a alunos ou uma partilha deles em retiros, sempre se encontra um sentido e uma perspetiva. E, por vezes, é isso mesmo que precisamos na vida. Não de alguém que nos diga “é por aqui”, mas sim algo que nos faça refletir sobre a nossa questão através de outro olhar.
Que estes poemas possam também trazer-te sabedoria e pilares para uma vida mais feliz.

