Reiki

Como o termo “dom” pode magoar alguém e na verdade ser incorreto

Dom pode significar algo como “dádiva, benefício, talento, dote natural…”, o que é algo que todas as pessoas naturalmente têm. Ou seja, na vida todos temos uma habilidade, uma capacidade própria. Quando na prática de Reiki se diz que alguém tem um dom, poderíamos encarar como algo natural, mas na verdade o termo é sentido como algo de superior, ou incomum. O termo dom, pode então trazer mais dor do que propriamente bem e, por outro lado, qual a necessidade de o usar?

Usar o termo dom pode não ser justo ou correto

Quando dissermos que alguém tem um dom, quem o escuta e esteja dentro do mesmo, pode sentir que realmente há aqueles que são melhores para algo do que eles, mas na verdade, será que na prática de Reiki isso acontece, ou estaremos a colocar crenças num lugar que não as tem?

Para melhor o compreender, temos que escutar as palavras do Mestre Usui. No seu manual ele dizia:

AS PESSOAS PENSAM QUE ESTE TIPO DE PODER CURATIVO É UMA BÊNÇÃO PARA AS ESCOLHIDAS, NÃO POR TREINAREM?

Não, isso não é verdade. Toda a existência tem um poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insetos, mas especialmente os humanos, como senhores da criação, têm um poder considerável. O Usui Reiki Ryoho materializa o poder curativo que o humano tem.

Mikao Usui

Por isso, na prática de Reiki não é correto usar o termo dom, ou se alguma vez o fosse aplicado seria em relação a todos os seres humanos, quer fossem ou não praticantes de Reiki, segundo o Mestre Usui.

As palavras do Mestre Usui dão-nos sempre que pensar e nada melhor que o fundador do método para nos colocar no caminho correto de pensamento, sentimento e ação. É então de recordar “toda a existência tem um poder curativo…”. Por isso mesmo, nunca diminuas a tua capacidade e o que pensas sobre ti, se és um praticante de Reiki, pratica Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.