
Porque não tem problema não acreditar em Reiki
Não acreditar em Reiki é algo de muito natural e compreensível, porque apesar de existirem centenas de estudos comprovando o seu benefício, não é algo ainda mensurável nas medidas padrão da ciência e por outro lado, há quem confunda a prática com algo que necessite de uma crença, ou que seja associado a um dom de apenas alguns e claro que tudo isso leva a muitas incompreensões. Será que por não se acreditar em Reiki a energia não resulta?
Não acreditar em Reiki poderá até ser interessante
Se me perguntares porque acredito em Reiki, na energia, apenas posso dizer que é porque sinto os seus efeitos, não te consigo dar explicações científicas e além disso, porque é algo que me faz um sentido muito interior e esta interioridade não é explicada pela ciência, nem pela religião.
Já em 1922, ao criar este método, o Mestre Usui se deparava com esta questão, então ele dizia:
Não há necessidade de se ter um consentimento ou a admiração. Não importa se duvidar, rejeitar ou negar. Por exemplo, é eficaz para crianças e pessoas muito doentes que não estão cientes de qualquer consciência, como uma dúvida, a rejeição ou a negação. Pode haver um em cada dez que acredita no meu método antes do tratamento. A maioria apreenderá o benefício após o primeiro tratamento, e então passarão a acreditar no método.
Mikao Usui (livro Reiki Usui)
E este “acreditar”, apenas vem do sentir. Reiki é então algo de muito interior, é algo apenas sentido e como energia vital é absolutamente passivo. Não se consegue “empurrar” Reiki para alguém, ou ter desejos realizados com Reiki. No entanto, traz-nos o maior desejo de todos que é um sentir de harmonia e equilíbrio.
Sendo uma energia passiva, Reiki funciona segundo uma “requisição” interna do corpo energético e da vontade intrínseca da pessoa.
Não é mesmo preciso acreditar em Reiki para o receber ou para o praticar, é preciso sim estarmos abertos à vida e ao querermos melhorar o que somos e a forma como vamos pela vida.
Podes ler mais sobre estas questões nos livros Reiki Usui e Reiki a Arte de Sentir.

