O que Reiki tem de esotérico (não tem…)
Esotérico é algo “pouco compreensível pelo comum dos mortais = hermético, obscuro”, segundo o priberam. Algumas pessoas enquadram Reiki como algo esotérico, ou a algo pertencente ao oculto, mas será que Reiki tem algo de esotérico?
Reiki, que nada tem de esotérico
O uso da palavra esotério não está relacionada, hoje em dia, ao seu significado etimológico, ou seja, “o que é interior”, mas sim a uma percepção que se tem de algo que é estranho, esquisito e do campo do oculto, o que muitas vezes assusta as pessoas.
A prática de Reiki não tem nada que seja de oculto, a não ser que alguém queira mistificar os seus alunos ou utentes, com conceitos e práticas que não têm a ver com Reiki.
No entanto, teremos saberes que não estão abertos a todas as pessoas? Sim, exatamente na mesma medida que um estudante da primeira classe não percebe equações usadas na universidade. Por exemplo, técnicas como a sintonização ou o Reiju, ou mesmo técnicas de tratamento como o Seiheki Chiryo, a técnica do tratamento dos maus hábitos. Será que são técnicas esotéricas, não são. Apenas são técnicas que têm que ser aprendidas com as competências correspondentes e com a prática adequada.
Mas será Reiki uma prática interior? Isso sim, em absoluto. Reiki tem tudo de interior, como indica a célebre frase do Mestre Usui “A arte secreta de convidar a felicidade”, que corresponde à prática do Cinco Princípios de Reiki.
No meu site poderás ler milhares de artigos sobre Reiki, o que traz esclarecimento sobre a prática, de forma gratuita e disponível para todos, desmistificando e promovendo a prática, por isso mesmo, se escutares alguém a dizer que Reiki é esotérico, sempre poderás dar estas respostas ou indicar um sítio onde poderá ler mais sobre a prática.