iniciações à distância
Reiki

O que a Mestre Takata disse sobre iniciações à distância, a Marta Getty

Iniciações à distância é sempre um tema polémico, por um lado pelo contraste que tem com a prática ensinada por Mikao Usui e Chujiro Hayashi, por outro pelo rigor que se pretende nos dias de hoje, mas por outro lado, precisamos também compreender bem qual era a posição da Mestre Takata sobre essas iniciações à distância, cujo termo iniciação é por si só polémico que chega.

O que Hawayo Takata disse a Marta Getty sobre isso?

Iniciações à distância… qual a reflexão de Marta Getty, aluna de Hawayo Takata

De facto, Reiki não tem um processo de iniciação, mas sim de sintoniação, ou melhor ligação, ou empoderamento, pois não é um movimento iniciático ou esotérico. Mas este é um termo comum nos Estados Unidos pós segunda guerra mundial, na sua prática de Reiki.

E daqui, passamos para o contexto da prática à distância. De acordo com Robert Fueston, Mestre de Reiki e investigador, que publicou o “The History and System of Usui Shiki Reiki Ryoho”, existem dois aspectos reportados sobre a iniciações à distância, o primeiro, que foi uma troca de correspondência entre a Mestre Takata e a sua amiga Doris Duke, a outra uma conversa com Marta Grey, em Outubro de 1980.

Um dia, ao falar com a Srª Takata, perguntei-lhe se como era possível fazer um tratamento distante ou ausente a outros, se também seriam possíveis iniciações à distância. Ela olhou-me surpresa e pensei que talvez não respondesse à minha pergunta. Pelo contrário, ela disse que é possível e que fê-las em ocasiões de emergência, mas que não gostava de as fazer porque um dos valores centrais do Reiki, Usui Shiki Ryoho, é a tradição oral, e ter contacto direto entre estudante e Mestre na transmissão da energia, informação e histórias.

O que compreendi da sua resposta, depois da passagem de muitos anos na minha prática como professora, é que por causa de algo poder ser feito, não significa que é a melhor forma de o fazer, nem o melhor serviço para o estudante ou para Reiki.

Marta Getty (1945-2020)

Poderás ler este texto no original, na página 213 do livro de Robert Fueston.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Apolonia Mendes Pestana Dias

    Penso que se a energia pode ser enviada e é recebida a distância, também a iniciação pode ser feita.No entanto para mim, o contato com o mestre e a energia enviada por ele, naquele momento, é imprescritível.
    Apolonia Mendes Pestana Dias
    apolonia2019dias@gmail.com
    🙏 Namastê 🙏

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.