Filosofia de Vida

O problema da perfeição

Creio que todos queremos, de alguma forma, alcançar a perfeição. Ser bom, muito bom em algo, estar acima do sofrimento, não ter mais aquelas coisas que nos empurram para baixo na vida ou que são como âncoras que fazem com que não consigamos sair do mesmo sítio. Desejar alcançar a perfeição é algo de bom… mas tem um ou vários problemas…

Qual o problema por querermos perfeição?

O querer que tudo corra bem, ou que esteja bem, ou que sejamos bons, poderá ser um problema. Isto porque pode levar-nos a uma espécie de necessidade de controlo. Este controlo não é aquele de uma perspetiva negativa, mas aquele em que muito facilmente podemos cair por um desejo de que tudo esteja bem.

Isto quer dizer que ao querer que tudo esteja bem, pode levar a um esforço incomum da nossa consciência do Plexo Solar, que assegura o nosso poder pessoal e gestão mental/emocional. Isto é algo que nos pode levar a uma exaustão, ou ansiedade permanente por um resultado.

Talvez a perfeição seja algo de mais simples, talvez seja um constante praticar sem sobrecarregar.

Se o quinto princípio nos adverte para sermos bondosos, então o querer a perfeição através da ansiedade não é o caminho.

Mais ainda… se dentro de ti já está perfeição, não estarás a fazer já um caminho para a encontrar? Ou procuras fora de ti?

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.