
Ler à Sexta – Aprenda a Amar-se, de Shauna Shapiro
Bem vindo ao Ler à Sexta, onde partilho contigo os livros que mais gosto sobre desenvolvimento pessoal, espiritualidade e muito mais.
Hoje apresento-te “Aprenda a Amar-se” de Shauna Shapiro.
Este é um livro onde mindfulness e autocompaixão ajudam-nos ao caminho de uma vida com mais calma e alegria.
Shauna Shapiro é psicóloga clínica e enquadra o seu livro não só na comprovação científica dos benefícios de mindfulness e da autocompaixão, mas também o ilustra com a sua vida e vivência desde os dezassete anos.
Em Aprenda a Amar-se Shauna apresenta-nos onze capítulos, com várias práticas e também o que chama de “pepitas de ouro”, que são exemplos e reflexões sobre cada tema.
Dentro dos inúmeros tópicos do livro, algo que me chamou muito a atenção foi “a autoestima também não funciona”.
Diz ela:
… Embora a autoestima e autocompaixão estejam fortemente ligadas ao bem-estar psicológico, há uma diferença crucial entre elas: a autoestima precisa do sucesso para provar que alguém tem valor, enquanto que a autocompaixão diz que esse alguém tem um valor incondicional… A investigação confirma estes pontos. Mostra que pessoas com grande autocompaixão têm um sentido estável do seu valor, enquanto pessoas com grande autoestima têm uma noção volátil do seu valor, que flutua de acordo com o que está a acontecer nas suas vidas”.
Espero que a partilha de vida da Shauna Shapiro seja também inspiradora para que tenhas força perante as adversidades da vida e desejo que, de alguma forma, este livro possa ser um auxiliar para o teu caminho pessoal, para o aprofundamento e relacionamento do mindfulness e da autocompaixão para uma vida mais pacífica e feliz.
Encontramo-nos no próximo Ler à Sexta…
Podes ler um excerto deste livro aqui…
Mais informações sobre a autora e a sua obra na Editora Nascente.
Conhece Shauna Shapiro
Shauna Shapiro, PhD, é uma autora de best-sellers, psicóloga clínica e especialista internacionalmente reconhecida em mindfulness e auto-compaixão. É professora na Universidade de Santa Clara e publicou mais de 150 artigos e três livros aclamados pela crítica, traduzidos em 16 línguas. A Dra. Shapiro apresentou a sua investigação ao Rei da Tailândia, ao Governo dinamarquês, à “Gross National Happiness Summit” do Butão e ao Conselho Mundial de Psicoterapia, bem como a empresas da Fortune 100, incluindo a Google, a Cisco Systems e a LinkedIn. O seu trabalho tem sido apresentado no Wall Street Journal, Forbes, Oprah, NPR e no American Psychologist. A Dra. Shapiro é graduada com summa cum laude pela Duke University e é membro do Mind and Life Institute, co-fundado pelo Dalai Lama. A sua palestra TEDx, The Power of Mindfulness, foi vista mais de 3 milhões de vezes.

