A prática de Reiki e Rendição – Dori Beeler
Dori Beeler é uma das palestrantes convidadas no Seminário Reiki, História e Ciência a ser realizado dia 30 de Junho, no Hotel Olissippo Lisboa. A sua apresentação refere-se a Reiki e o sentido de rendição.
Reiki e rendição
Muitos de nós, praticantes de Reiki, sentimos que ao aplicar Reiki apenas nos estamos a entregar ao que a energia requer, outros, colocam intenções, outros ainda, a sua vontade.
No seu livro A Prática de Reiki e Rendição (não traduzido para português), Dori Beeler analisa os aspetos da entrega, da auto-responsabilidade sobre o que fazemos e a entrega do praticante ao que sente e à energia.
O que é realmente a rendição para nós? Ou melhor, o que será a entrega mantendo um sentido de responsabilidade, respeito e capacidade de resiliência (os três R do Reiki). Este trabalho da Dori Beeler é uma perspetiva académica, incrivelmente bem realizada e aprofundada também com o trabalho de Jojan Jonker, na interceção do Corpo, Espiritualidade e Religião.
Podem também ver esta entrevista de René Vogtli a Dori Beeler na RTalk:
Sobre o livro Reiki Practice and Surrender
Este é o primeiro estudo académico abrangente sobre o Reiki e a relação de cinco pontos focais centrais: (1) prática de Reiki, (2) entrega, (3) corpo interpretado como corpo-mente-espírito/alma, (4) espiritualidade e (5) religião. Os autores descrevem como na prática de Reiki o corpo e a entrega são quintessenciais e como esta entrega ocorre na intersecção do corpo, da espiritualidade e da religião. Para além disso, os autores contribuem para a reformulação da questão “O Reiki funciona?” para “Como funciona o Reiki?”.
Os rituais comuns do Reiki, como a iniciação, a imposição das mãos, os preceitos, bem como o simbolismo na prática do Reiki, são discutidos em profundidade. De especial interesse são as análises da rendição a uma combinação de autoridades internas e externas, a relação entre Reiki e religião, Perspetiva Extra Sensorial ou experiências paranormais, e de uma vida florescente prometida como resultado da prática de Reiki. A prática do Reiki é analisada tendo em conta os processos psicofisiológicos que estão envolvidos na transformação da mensagem inerente de cura, transportada pela energia reiki, em significado expresso como eficácia para o corpo, mente e espírito/alma. Pode até acontecer que os leitores descubram que alargam o seu conhecimento atual sobre Reiki. No entanto, qualquer “sound bite” sofrerá a perda do contexto deste trabalho sobre o porquê e como as conclusões foram tiradas. Isto resultaria numa diluição e numa generalização excessiva das conclusões. A única coisa que pode ser dita é que os autores rotulam o Reiki como uma “prática religiosa de cura espiritual”, como um “shikata de religião”.
O livro pode ser adquirido na Amazon…