Reiki

Reiki está disponível para quem o procura

Hawayo Takata foi aluna do Mestre Hayashi e a primeira ocidental (de ascendência japonesa) a aprender Reiki e também a ensinar. Não sendo japonesa e estando mais em contacto com as necessidades dos ocidentais, o seu ensino após a segunda guerra mundial, trouxe muitas diferenças e transformações, no entanto, algo de extraordinário foi sempre passado.

Reiki, sempre presente

Algo que trouxe de para todos nós foi Reiki, o que há de mais maravilhoso para quem pratica. Na sua forma simples, pois assim entendia que seria mais compreensível para os ocidentais, segundo as suas palavras “Reiki está disponível para quem o procura”.

O que isto nos quer dizer?

Que, por um lado, quem sente um sentido em querer aprender, sempre encontrará quem queira ensinar, mas por outro lado, há algo de muito importante nesta frase que nos remete ao que o Mestre Usui ensinava – “Tudo possui Reiki sem excepção alguma”.

O que quer dizer que todos nós temos também esta energia vital tão especial e que ela é acessível a nós se a procurarmos… mas como?

Uma das formas é através do autotratamento e, como a Mestre Takata ensinava, era feito num conjunto de posições. Outra das formas, é o de seguirmos a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, de nos trabalharmos interiormente para alcançarmos o que sempre está em nós, através da nossa filosofia de vida, os cinco princípios.

Apesar de muitas vezes divergentes dos ensinamentos do Mestre Usui, de algumas coisas terem sido alteradas, compreendemos a necessidade histórica e a Mestre Takata merece também ser honrada por nos ter trazido Reiki e é tão bom sabermos que “Reiki está disponível para quem o procura”.

É um trabalho diário é um Só por hoje…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.