Filosofia de Vida

Querer ser como alguém pode levar a maus resultados se não formos nós próprios

Querer ser como alguém que consideramos um modelo é sempre uma boa inspiração e um caminho para nos melhorarmos, mas não é por si só esse caminho e irá falhar, com toda a certeza, podendo até ser prejudicial, se nos esquecermos de quem somos e como nos devemos expressar nesta vida.

Querer ser como alguém poderá não ser como somos

Assim, se sentes que alguém é um ponto de referência para ti na vida, não observes a pessoa, mas sim as qualidades e virtudes que possa parecer ter.

Será que são essas qualidades e virtudes que pretendes alcançar? Se sim, como as tens presentes em ti?

A partir daqui, tens todo um caminho que apenas tu poderás percorrer. Nesta jornada espiritual, ou seja, ao encontro de ti mesmo, tens algo de maravilhoso como companhia – tu mesmo.

Querer ser como alguém é mesmo um bom objetivo, é uma inspiração, mas nunca te podes perder de vista, lembra-te de quem és, da tua verdadeira natureza que é genuinamente boa e a partir daí, de dentro para fora, vai construindo o teu princípio através dos valores e qualidades que precisas realçar ou cultivar.

Por exemplo, a prática de Reiki transmite-nos esses valores, mas não basta apenas olhar para os cinco princípios, ou recitá-los, precisamos exercitá-los no nosso dia-a-dia. Para isso, precisamos encontrar este nosso espaço interior, onde nos encontramos, encaramos as nossas dificuldades e sombras, mas também estamos seguros da nossa luz interior e propósito.

Se apenas quiseres imitar alguém, poderás perder-te nesse processo. Não funcionará o querer acordar cedo se as tuas condições não são essas, ou de querer ser vegetariano, se as tuas condições não são essas, ou deixar de beber alcóol, se as tuas condições não são essas. Sê verdadeira contigo e melhora o que tu és.

Dia após dia, ano após ano, vamos crescendo mais e mais no que queremos realmente ser e neste despertar do que somos. A vida é uma maratona e não um sprint, por isso mesmo Só por hoje… como dizia o Mestre Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.