É mesmo preciso levar a vida com calma
Quando o Mestre Usui compôs os seus preceitos, nele incluiu os Cinco Princípios que começam por uma advertência a não nos zangarmos, ou seja, a levarmos uma vida com mais calma e harmonia. Porque os seus princípios começam exatamente pelas nossas maiores questões – o zangar e o preocupar?
Construir uma vida com mais calma para lidar com o que nos faz zangar e preocupar
Não quer dizer que andemos zangados, mas aquilo que nos leva a zangar começa com uma inquietude. Essa, pode crescer, acumular-se em nós e quando não mais aguentamos, parece que tudo nos irrita. Da mesma forma, a preocupação começa com uma inquietude, que cresce e acumula-se em nós, transformando-se numa ansiedade.
Se formos a observar, com a maior parte das pessoas estes dois aspetos estão sempre presentes. Em todos nós há sempre alguma inquietude que nos pode fazer zangar ou preocupar, foi por isso mesmo que o Mestre Usui colocou como dois primeiros princípios o termos atenção para não nos zangarmos e preocuparmos, mas sim construirmos uma vida com calma e mais confiança.
Quando construímos esta calma no nosso interior, ela começa a espelhar-se para o exterior. Para os nossos familiares, amigos, para o nosso local de trabalho. Se tiveres a teu cargo outras pessoas, a forma de as liderar poderá ajudar a que elas tenham também uma vida mais calma.
Porque a calma é importante para a vida de todos? Porque representa harmonia e, segundo o Mestre Usui, tudo no Universo precisa estar em Harmonia e Equilíbrio, para estar no fluxo natural da vida. Por isso, quando estamos calmos conseguimos encontrar a nossa força interior, a nossa confiança. Conseguimos agradecer e compreender o desafio, saber onde colocar a nossa energia para a resolução sendo sempre bondosos para connosco e para com o outro.
Só por hoje… que possas sentir a tua calma e a levar aos outros também…