Mikao Usui,  Reiki Usui

Os símbolos de Reiki e o “sagrado”

No ocidente, foi criado o mito e conceito que os símbolos são sagrados e, como tal, não devem ser mostrados a outros que não os tenham aprendido. Mas o que realmente são os símbolos de Reiki, o que o Mestre Usui dizia sobre eles e o que é o sagrado na nossa vida?

O sagrado e os símbolos de Reiki

Tudo o que é sagrado é algo de um valor imensurável. A família pode ser sagrada, a crença de sermos alguém valioso como todas as pessoas são valiosas, pode ser sagrado, a crença numa religião pode ser sagrada. O sagrado é uma força que nos conduz, mas serão os símbolos de Reiki sagrados dentro do método?

Eles surgem das tradições xintoístas e budistas que existem no Japão, são referências adaptadas para que nos concentremos na energia.

Nos anos 70 a Mestre Takata pedia aos alunos para queimarem os seus papéis onde praticavam os símbolos para que outros não os vissem, o que deu origem a representações erradas dos mesmos que ainda hoje existem. Se são sagrados, porque são mal desenhados? Ou porque mesmo a Mestre Takata representou mal o terceiro símbolo?

Compreendendo a história, ficamos mais esclarecidos:

A consciência humana pode ir a qualquer parte do universo num instante. Deves esforçar-te por desenvolver a tua consciência rapidamente e não depender dos símbolos durante muito tempo

Mikao Usui

O Mestre Usui criou, adaptou os símbolos, como sendo ferramentas de aprendizagem, não como objetos de culto. A prática de Reiki não é algo de oculto, mas algo de natural que potencia aquilo mesmo que já temos:

Nós, humanos, detemos o Grande Reiki que preenche o Grande Universo. Quão mais alto elevarmos a vibração do nosso ser, mais forte o Reiki que temos, interiormente, será.

Mikao Usui

Assim, compreender o que o Mestre Usui ensinou, ajuda-nos a desmistificar tantas crenças que surgem por desconhecimento. Não há problema algum em considerarmos o que fazemos de muito valioso, de sagrado para si mesmo, mas não podemos limitar ou condicionar os outros com crenças ou receios que mais nos bloqueiam do que nos conduzem para uma vida pacífica e feliz.

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano.

Mikao Usui

Podes ler mais sobre a história e vida do Mestre Usui no livro Reiki Usui.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.