Filosofia de Vida

Dia Internacional da Felicidade – como a convidar?

Este é um dia que celebra a importância da felicidade e do bem-estar na vida das pessoas, instituído pelas Nações Unidas em 2012. Se termos consciência de que a felicidade é importante se torna necessário, mais ainda é compreendermos de onde ela vem e também como a partilhar construtivamente com todos. Este é um dia em que nos podemos questionar, “como posso convidar a felicidade?”.

O que é convidar a felicidade

A primeira pergunta que precisamos fazer a nós mesmos é se achamos que a felicidade está fora de nós ou dentro de nós. Se a primeira hipótese é a resposta, então o caminho para a felicidade é apenas um constante procurar de insatisfação. Claro que não há problema em gostarmos de coisas e ficarmos contentes com elas, ou com os outros, mas depender a nossa felicidade disso, muitas vezes traz-nos inquietude e insatisfação.

Se fizermos um caminho para o nosso próprio interior, então podemos encontrar algo maravilhoso, o contentamento de um regresso a casa, o conforto de um abraço que está sempre connosco e uma força que parece interminável.

O Mestre Usui falava-nos de uma “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, o aprimorar de uma técnica, o desenvolver de uma consciência que nos leva ao nosso interior, ao caminho da nossa felicidade e da nossa verdadeira natureza.

Esse é um caminho de autoconhecimento que é realizado através de cinco princípios, nos quais ele pede para compreendermos o que nos traz inquietude, preocupação, que lições a vida nos traz de aprendizagem e como podemos levar uma vida correta sendo bondosos para connosco e para com os outros.

A felicidade é algo que está dentro de nós, é um entendimento da impermanência da vida e do saber que doença e saúde fazem parte, ter e dar fazem parte, perder e ganhar fazem parte, do que? De uma vida completa e vivênciada a cada dia.

Possam todos encontrar a sua felicidade interna… Só por hoje…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.