Dia Internacional da Felicidade – como a convidar?
Este é um dia que celebra a importância da felicidade e do bem-estar na vida das pessoas, instituído pelas Nações Unidas em 2012. Se termos consciência de que a felicidade é importante se torna necessário, mais ainda é compreendermos de onde ela vem e também como a partilhar construtivamente com todos. Este é um dia em que nos podemos questionar, “como posso convidar a felicidade?”.
O que é convidar a felicidade
A primeira pergunta que precisamos fazer a nós mesmos é se achamos que a felicidade está fora de nós ou dentro de nós. Se a primeira hipótese é a resposta, então o caminho para a felicidade é apenas um constante procurar de insatisfação. Claro que não há problema em gostarmos de coisas e ficarmos contentes com elas, ou com os outros, mas depender a nossa felicidade disso, muitas vezes traz-nos inquietude e insatisfação.
Se fizermos um caminho para o nosso próprio interior, então podemos encontrar algo maravilhoso, o contentamento de um regresso a casa, o conforto de um abraço que está sempre connosco e uma força que parece interminável.
O Mestre Usui falava-nos de uma “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, ou seja, o aprimorar de uma técnica, o desenvolver de uma consciência que nos leva ao nosso interior, ao caminho da nossa felicidade e da nossa verdadeira natureza.
Esse é um caminho de autoconhecimento que é realizado através de cinco princípios, nos quais ele pede para compreendermos o que nos traz inquietude, preocupação, que lições a vida nos traz de aprendizagem e como podemos levar uma vida correta sendo bondosos para connosco e para com os outros.
A felicidade é algo que está dentro de nós, é um entendimento da impermanência da vida e do saber que doença e saúde fazem parte, ter e dar fazem parte, perder e ganhar fazem parte, do que? De uma vida completa e vivênciada a cada dia.
Possam todos encontrar a sua felicidade interna… Só por hoje…