Cinco perguntas para a tua vida
A prática de Reiki está sempre comigo, em qualquer contexto da minha vida. Numa jornada de estudo e vivência que fiz pela India e Nepal, sempre Reiki esteve comigo, quer pela aplicação de energia, quer pela profundidade da filosofia de vida. Nesta jornada, sempre cinco perguntas para a minha vida estiveram presentes… quero partilhá-las contigo…
Cinco perguntas para a tua vida, reflexões da India e Nepal
As grandes questões que temos são sempre, quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Parecem questões tão difíceis de alcançar a resposta, mas outras perguntas podem levar-nos a chegar a elas.
Em Sarnath eu escutava em meditação “encontramo-nos no jardim”. Como se visse Buda, há mais de 2500 a dizer estas palavras calmamente, nas suas roupas simples, descalço. Mas onde estava esse jardim? Já me encontrava num jardim, seria esse?
Na verdade, ao longo do tempo compreendi que é um jardim inalcançável pelos nossos pés, mas que fica muito perto de nós, ao alcance de um simples tomar de consciência.
Cinco perguntas levaram-me lá, sendo necessário, em primeiro lugar, a presença (só por hoje).
Então, o que me inquieta na vida? De que forma isso me destrutura como me vejo e a força que sinto para resolver as questões? Que gratidão e entendimento eu manifesto? Como me esforço para uma vida correta? Como coloco o meu coração num caminho de equilíbrio e serviço?
O jardim maravilhoso que todos queremos alcançar, seja pelas palavras de quem for, é sempre o nosso próprio interior. O caminho para a realização dessas palavras e o chegar ao jardim é inscrito nos preceitos que cada um seguir.
Nós temos a felicidade de encontrar cinco princípios na nossa prática, que se podem tornar o mais belo caminho da nossa vida. Só por hoje… um passo de cada vez na nossa tomada de consciência.
Um comentário
Ricardo Gomes
Excelente reflexão!! Adoro este site!! É uma verdadeira enciclopédia! Obrigado por todo o seu trabalho!!