Filosofia de Vida

Cinco perguntas para a tua vida

A prática de Reiki está sempre comigo, em qualquer contexto da minha vida. Numa jornada de estudo e vivência que fiz pela India e Nepal, sempre Reiki esteve comigo, quer pela aplicação de energia, quer pela profundidade da filosofia de vida. Nesta jornada, sempre cinco perguntas para a minha vida estiveram presentes… quero partilhá-las contigo…

Cinco perguntas para a tua vida, reflexões da India e Nepal

As grandes questões que temos são sempre, quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Parecem questões tão difíceis de alcançar a resposta, mas outras perguntas podem levar-nos a chegar a elas.

Em Sarnath eu escutava em meditação “encontramo-nos no jardim”. Como se visse Buda, há mais de 2500 a dizer estas palavras calmamente, nas suas roupas simples, descalço. Mas onde estava esse jardim? Já me encontrava num jardim, seria esse?

Na verdade, ao longo do tempo compreendi que é um jardim inalcançável pelos nossos pés, mas que fica muito perto de nós, ao alcance de um simples tomar de consciência.

Cinco perguntas levaram-me lá, sendo necessário, em primeiro lugar, a presença (só por hoje).

Então, o que me inquieta na vida? De que forma isso me destrutura como me vejo e a força que sinto para resolver as questões? Que gratidão e entendimento eu manifesto? Como me esforço para uma vida correta? Como coloco o meu coração num caminho de equilíbrio e serviço?

O jardim maravilhoso que todos queremos alcançar, seja pelas palavras de quem for, é sempre o nosso próprio interior. O caminho para a realização dessas palavras e o chegar ao jardim é inscrito nos preceitos que cada um seguir.

Nós temos a felicidade de encontrar cinco princípios na nossa prática, que se podem tornar o mais belo caminho da nossa vida. Só por hoje… um passo de cada vez na nossa tomada de consciência.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.