Estudos sobre Reiki

Análise dos efeitos da terapia Reiki como uma intervenção nos cuidados de saúde de seniores – uma revisão sistemática

Este é um estudo realizado por Maria da Graça de Oliveira Crossetti; Jeniffer Parraga intitulado ANALYSIS OF THE EFFECTS OF REIKI THERAPY AS AN INTERVENTION IN THE HEALTH CARE OF THE ELDERLY – A SYSTEMATIC REVIEW

Análise dos efeitos da terapia Reiki como uma intervenção nos cuidados de saúde de seniores – uma revisão sistemática

O Reiki caracteriza-se por ser um método de cura bioenergético baseado em símbolos que são ativados através da imposição das mãos sobre o indivíduo com o objetivo de equilibrar o fluxo energético de determinadas áreas, denominadas chakras (Erdogan & Cinar, 2016, Oliveira, 2013).

Justificação:

Considerando as especificidades e a multidisciplinaridade dos cuidados de saúde do idoso, são cruciais intervenções que promovam a qualidade de vida desta população, minimizando os estados incapacitantes, focando não apenas num único processo patológico pontual, mas na condição do envelhecimento como um todo.

Objetivo:

Analisar o efeito da terapia Reiki na saúde do idoso, procurando evidências que possam sustentar o uso do Reiki como intervenção de enfermagem.

Método:

Tipo de estudo: revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Ebsco, Web of Science, Science Direct, Scopus, Cochrane e Portal Capes realizada em outubro e novembro de 2016.

Participantes:

Estudos quantitativos experimentais ou quase-experimentais publicados entre 2002 e 2016.

Procedimentos metodológicos:

A pesquisa foi realizada utilizando a estratégia PICO (Brasil, 2012) e em conformidade com o referencial teórico adotado (Pereira & Bachion, 2006). A seleção desses estudos foi feita através da aplicação de três testes de relevância distintos, sendo o 1º RT a leitura do título do estudo, o 2º RT a leitura dos resumos (realizada por um segundo pesquisador de forma independente) e o 3º RT a leitura dos estudos como um todo. Os estudos aprovados nos testes citados anteriormente foram submetidos a uma análise de qualidade utilizando a Escala de Jadad (Jadad et. Al, 1996).

Análise dos dados:

Os dados foram apresentados de forma descritiva e depois classificados de acordo com os desfechos avaliados por cada estudo incluído. Não foi realizada meta-análise dos dados.

Aspectos éticos:

Devido ao livre acesso aos estudos incluídos nesta revisão, não foi necessária a avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

Os desfechos mais prevalentes incluíram conforto e relaxamento (40%), melhora nos estados depressivos (40%), redução da ansiedade (30%) e da dor (10%), redução da pressão arterial (20%) e aumento da atividade vagal medida pela variação da frequência cardíaca após evento coronariano agudo (10%). Conclusões: O Reiki como coadjuvante nos cuidados com a saúde do idoso atua positivamente no controle da doença e na melhora de sintomas como depressão, ansiedade e stress, beneficia pacientes com distúrbios cardiovasculares e tem o potencial de gerar conforto e relaxamento.

Referências:

Erdogan, E., Cinar, S. (2016). The effect of Reiki on depression in elderly people living in nursing home. Indian Journal of Traditional knowledge vol 15(1), january pp. 35-40.

Oliveira, R.M.J. (2013). Efeitos da pr.tica do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: Estudo placebo e randomizado. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 191 p. Brasil. (2012). Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília, Editora do Ministério da Saúde. 92 p.: il. (S.rie A: Normas e Manuais Técnicos).

Pereira, A.L., Bachion, M.M. (2006). Atualidades em revisão sistémica de literatura, critérios de força e grau de recomendação de evidência. Rev Ga.cha Enferm, Porto Alegre (RS) dez;27(4):4918. Jadad, A.R., Carroll, D., Jenkinson, C., Reynolds, D.J.M., Gavaghan, D.J., McQuay, H.J. (1996).

Assessing the Quality of Reports of Randomized Clinical trials: Is Blinding Necessary? Controlled Clinical Trials, 17, 1-12.

Fonte: 14th International Conference of Nursing Research Translation nursing knowledge: A force for change in clinical practice! Lisbon, May 2017

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.