
Análise dos efeitos da terapia Reiki como uma intervenção nos cuidados de saúde de seniores – uma revisão sistemática
Este é um estudo realizado por Maria da Graça de Oliveira Crossetti; Jeniffer Parraga intitulado ANALYSIS OF THE EFFECTS OF REIKI THERAPY AS AN INTERVENTION IN THE HEALTH CARE OF THE ELDERLY – A SYSTEMATIC REVIEW
Análise dos efeitos da terapia Reiki como uma intervenção nos cuidados de saúde de seniores – uma revisão sistemática
O Reiki caracteriza-se por ser um método de cura bioenergético baseado em símbolos que são ativados através da imposição das mãos sobre o indivíduo com o objetivo de equilibrar o fluxo energético de determinadas áreas, denominadas chakras (Erdogan & Cinar, 2016, Oliveira, 2013).
Justificação:
Considerando as especificidades e a multidisciplinaridade dos cuidados de saúde do idoso, são cruciais intervenções que promovam a qualidade de vida desta população, minimizando os estados incapacitantes, focando não apenas num único processo patológico pontual, mas na condição do envelhecimento como um todo.
Objetivo:
Analisar o efeito da terapia Reiki na saúde do idoso, procurando evidências que possam sustentar o uso do Reiki como intervenção de enfermagem.
Método:
Tipo de estudo: revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Ebsco, Web of Science, Science Direct, Scopus, Cochrane e Portal Capes realizada em outubro e novembro de 2016.
Participantes:
Estudos quantitativos experimentais ou quase-experimentais publicados entre 2002 e 2016.
Procedimentos metodológicos:
A pesquisa foi realizada utilizando a estratégia PICO (Brasil, 2012) e em conformidade com o referencial teórico adotado (Pereira & Bachion, 2006). A seleção desses estudos foi feita através da aplicação de três testes de relevância distintos, sendo o 1º RT a leitura do título do estudo, o 2º RT a leitura dos resumos (realizada por um segundo pesquisador de forma independente) e o 3º RT a leitura dos estudos como um todo. Os estudos aprovados nos testes citados anteriormente foram submetidos a uma análise de qualidade utilizando a Escala de Jadad (Jadad et. Al, 1996).
Análise dos dados:
Os dados foram apresentados de forma descritiva e depois classificados de acordo com os desfechos avaliados por cada estudo incluído. Não foi realizada meta-análise dos dados.
Aspectos éticos:
Devido ao livre acesso aos estudos incluídos nesta revisão, não foi necessária a avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados:
Os desfechos mais prevalentes incluíram conforto e relaxamento (40%), melhora nos estados depressivos (40%), redução da ansiedade (30%) e da dor (10%), redução da pressão arterial (20%) e aumento da atividade vagal medida pela variação da frequência cardíaca após evento coronariano agudo (10%). Conclusões: O Reiki como coadjuvante nos cuidados com a saúde do idoso atua positivamente no controle da doença e na melhora de sintomas como depressão, ansiedade e stress, beneficia pacientes com distúrbios cardiovasculares e tem o potencial de gerar conforto e relaxamento.
Referências:
Erdogan, E., Cinar, S. (2016). The effect of Reiki on depression in elderly people living in nursing home. Indian Journal of Traditional knowledge vol 15(1), january pp. 35-40.
Oliveira, R.M.J. (2013). Efeitos da pr.tica do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: Estudo placebo e randomizado. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 191 p. Brasil. (2012). Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.
Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília, Editora do Ministério da Saúde. 92 p.: il. (S.rie A: Normas e Manuais Técnicos).
Pereira, A.L., Bachion, M.M. (2006). Atualidades em revisão sistémica de literatura, critérios de força e grau de recomendação de evidência. Rev Ga.cha Enferm, Porto Alegre (RS) dez;27(4):4918. Jadad, A.R., Carroll, D., Jenkinson, C., Reynolds, D.J.M., Gavaghan, D.J., McQuay, H.J. (1996).
Assessing the Quality of Reports of Randomized Clinical trials: Is Blinding Necessary? Controlled Clinical Trials, 17, 1-12.
Fonte: 14th International Conference of Nursing Research Translation nursing knowledge: A force for change in clinical practice! Lisbon, May 2017

