Reiki

Rei sem Ki é como Yang sem Yin

Yin e Yang são a expressão de dois tipos de energia, feminino e masculino, esquerda, direita, a lua e o sol, entre outros que representam a dualidade. E poderíamos falar de Rei, sem Ki, no conceito da nossa prática? E o que isso quer dizer?

Reiki, Yin e Yang, as energias que nos envolvem e estão em nós

Yin e Yang são conceitos taoistas, que naturalmente chegaram também ao Japão. Falam-nos sobre a energia e a sua dualidade, mas o gerador destas energia é chamado de Wuji, que representa algo como o ilimitado, ou universo primordial, ou não polaridade, e fazem-nos refletir sobre a natureza de Reiki.

Segundo o Mestre Usui “Tudo no Universo possui Reiki sem excepção alguma”. Isto quer dizer que a Energia Vital do Universo ou Energia Vital Espiritual que o Mestre Usui sentiu no Monte Kurama, é algo que pertence a todos nós, que está em todos nós e em tudo no Universo.

Quando referi Rei, sem Ki, é uma forma de dizer que a parte espiritual precisa da matéria para se manifestar, assim como Wuji manifesta Yin e Yang.

Rei é Espirito e Ki, Energia Vital. A palavra composta, não é literal por isso encontramos Reiki como sendo a grande expressão criadora e vital que existe. Claro que em várias outras filosofias e movimentos espirituais, encontramos diferentes nomes, mas este foi o que o Mestre Usui encontrou por aquilo que sentiu.

Então é também importante para nós refletir que a melhor expressão de uma energia espiritual é através de um físico em pleno. Por isso mesmo o Mestre Usui indicava que o Usui Reiki Ryoho é para a “melhoria do corpo e da mente”, sendo que esta mente representa “mente e coração”.

A harmonia e equilíbrio são importantes para tudo aquilo que seja uma energia construtiva e vital, por isso mesmo é importante também vivenciarmos Reiki na sua expressão de filosofia de vida e prática energética para alcançarmos a mais elevada vibração e união com todos e com a vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.