Como os mantras afetam a tua energia
Há palavras que ao serem ditas, ou entoadas, têm uma força incrível em nós, elas transformam a nossa vibração, mas porque tal pode afetar a nossa energia?
Os mantras como ferramentas para a mudança de energia
Para algumas pessoas, o entoar é algo que lhe faz muito sentido e, como tal, o uso dos mantras poderá ser uma ferramenta poderosa para o seu dia-a-dia.
Mantra, uma palavra de origem indiana, significa “controlo da mente” ou “proteção da mente”. Na prática de Reiki este termo foi introduzido no ocidente como forma de “ativação” dos símbolos, diferente daquilo que era usado nos tempos do Mestre Usui e Hayashi.
Um mantra pode ser um poema do Imperador Meiji, que era entoado na prática da técnica Hatsurei Ho, a entoação dos cinco princípios, o nome de um símbolo, as suas vogais (OUEI – Chokurei), uma sílaba, como por exemplo o OM, uma frase como Om Mani Padme Hum, ou até mesmo a retição de frases mais longas como é o caso do Gayatri Mantra (que pode ser lido no rigveda).
Na prática de Reiki, podes experimentar entoar o nome dos símbolos, como por exemplo “Daikomyo, Daikomyo, Daikomyo”, ou algo como Daiiiiikooomyoooooooo, tranquila e profundamente… que vibração te traz?
Ou por exemplo os cinco princípios em japonês…
Quando os entoamos, ligamo-nos também a uma vibração e uma egrégora de muitas gerações que também recitaram o mesmo. Por vezes, o mantra tem uma profunda conexão com a natureza ou com a vibração superior do universo, é tudo em nós parece também vibrar.
Quando assim sentires, é porque estás a trabalhar com o mantra que, no momento presente, faz sentido para ti.
Somos feitos de vibração, por isso mesmo, tudo o que ressoa em nós e com o que nos rodeia, positivamente, traz-nos também um sentido de pertença e conexão, é por isso que também um mantra não só afeta a energia, como nos transforma interiormente.
Tem em atenção que muitos mantras que geralmente estão disponíveis para entoar são de caracter religioso, ligados ao Hinduísmo ou Budismo, antes de os praticares verifica se tudo está bem para o teu sistema de crenças.
Podes ler mais sobre a meditação e os seus temas em Reiki, Consciência e Meditação.
|
2 comentários
Mónica
Olá tenho uma dúvida, á pessoas que se dizem mestre de Reiki e dão o 1 nível só num dia e o João não dá em meses.
Isso pode querer dizer que a pessoa pode não ser mestre e nós também não temos o nível 1 de Reiki.
Agora tenho dúvidas é que eu fiz um desses cursos como posso saber se já sou ou não reikiana.
Mas também já fiz á 12 anos e a mais de seis que não pratico e gostaria de voltar a fazer para mim apenas.
Obrigada
João Magalhães
Olá Mónica,
compreendo a questão. Desde os anos 70 que por influência da prática da Mestre Takata que se passou a dar cursos de Reiki de 1 ou 2 dias, por isso, com a sintonização presencial e a presença em aula, possivelmente a pessoa é praticante de Reiki.
Anteriormente a ela Reiki é uma prática ao longo do tempo, é isso que tento cumprir.
Para voltares a praticar, então retoma a vivência dos cinco princípios e do autotratamento em ti, ou procura um mestre de Reiki para retomares o nível 1 de Reiki.
Tudo de bom e continua.