Reiki em Hospitais

Profissionais de saúde da rede municipal participam de formação na prática terapêutica Reiki

Médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que atuam na rede municipal de saúde, participaram do Curso de Reiki níveis I e II, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O lugar escolhido para realização da qualificação, que teve momentos teóricos e práticos, foi o Bosque Rodrigues Alves, um Oasis do centro de Belém, que possibilitou aos cerca de 40 participantes conciliar a conexão com a natureza, com a aprendizagem em uma prática milenar que trabalha com transferência de energia vital.

“Foram três dias de vivências e capacitações para formação em Reiki níveis I e II. O Reiki é uma terapia natural e milenar de cura, de origem japonesa, que consiste na canalização da energia universal através da imposição de mãos. A partir de agora esses novos reikianos estão habilitados para aplicar o reiki em pacientes nos seus locais de trabalho e assim favorecer mais essa terapia integrativa e complementar em saúde”, frisou a mestre reiki e servidora do HPSM Mário Pinotti, Adriely Raiol, que ministrou as capacitações.

Práticas integrativas           

A formação teve como objetivo, a promoção da política de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que trabalha com o indicador que é de capacitação da Rede de Atenção à Saúde, do município de Belém. A formação de mais profissionais que atuam com as PICS, garantirá a ampliação da oferta desse serviço na rede de saúde da capital.

“Nós já temos os profissionais e os locais que desenvolvem esses serviços das PICS estabelecidos em nossa rede de saúde, porém estamos em constante monitoramento, pois à medida que promovermos mais formações, deveremos ampliar, ainda mais, essa oferta de serviços para a população”, garantiu o Coordenador de Práticas Integrativas Complementares (PICS) da Sesma, Rafael Cabral.

A assistente social, Flaviana Souza, que compõe a equipe multiprofissional das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) localizadas no distrito de Outeiro, participou do curso de qualificação em Reiki e destacou a importância da ampliação dos cuidados em saúde de maneira diversificada e respeitosa à população, oferecendo estratégias para o manejo das propostas de cuidado dos quadros clínicos por mais de uma forma de atenção.

“É poder oferecer à população os ganhos históricos e médicos milenares de forma gratuita, segura e qualificada, através das diversas terapias. E tudo no serviço de atenção mais próximo da população, nas Estratégias de Saúde de Família e Unidades de Saúde, nos bairros”, ressalta a assistente social.  

Definição

O Reiki é uma das 29 práticas integrativas, que se estabelece por meio de imposição de mãos no corpo do paciente. A prática é realizada a partir de uma anamnese energética que o terapeuta reikiano realiza junto ao paciente, a fim de identificar quais são as partes do corpo que estão em enfermidade, órgãos que não estão trabalhando bem e prejudicam a harmonia, e daí a partir dessa identificação do terapeuta ele vai impondo as mãos a uma distância do corpo do paciente, a fim de estabelecer a transferência de energia de energia vital do universo para que esse corpo, ele entre em organização, segundo define, Rafael Cabral.

Reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), o reiki é oferecido em unidades de saúde e hospitais, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em Belém, o serviço foi implantado em 2021 e pode ser encontrado em 36 unidades de saúde, entre a Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde) e a Especializada (média e alta complexidade).  

Texto:

Tamiris Amorim

Fonte: Agência Belém

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.