Estudos sobre Reiki

Avaliação dos Impactos da Terapia Reiki em Pacientes com Diagnóstico de Fibromialgia Acompanhados na Clínica da Dor

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da aplicação de Reiki na dor, ansiedade e qualidade de vida em pacientes com fibromialgia.

O estudo foi realizado com um total de 50 pacientes: 25 no grupo experimental e 25 no grupo de controlo. O Reiki foi aplicado no grupo experimental e o Reiki falso no grupo de controlo, uma vez por semana, durante 4 semanas.

Os dados foram recolhidos dos participantes através da Ficha de Informação, Escala Visual Analógica, Questionário de Dor McGill-Melzack, Inventário de Ansiedade Traço-Estado e Short Form-36.

Verificou-se uma diferença significativa entre as pontuações médias de dor da Escala Visual Analógica durante e antes das medições da primeira semana (P = 0,012), da segunda semana (P = 0,002) e da quarta semana (P = 0,020) dos indivíduos dos grupos experimental e de controlo, após a aplicação.

Além disso, no final do período de 4 semanas, o Inventário de Ansiedade Estado (P = 0,005) e o Inventário de Ansiedade Traço (P = 0,003) foram significativamente diminuídos no grupo Reiki em comparação com o grupo de controlo.

A função física (P = 0,000), a energia (P = 0,009), a saúde mental (P = 0,018) e a dor (P = 0,029), subdimensão da qualidade de vida no grupo Reiki, aumentaram significativamente em comparação com o grupo de controlo.

A aplicação de Reiki em pacientes com fibromialgia pode ter efeitos positivos na redução da dor, na melhoria da qualidade de vida e na redução dos níveis característicos de ansiedade.

Fonte: Holistic Nursing Practice

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.