Estudos sobre Reiki

O efeito do Reiki à distância nos níveis de stress e fadiga dos enfermeiros que trabalham em clínicas COVID-19

Em 2022 foi realizado um estudo na Turquia intitulado “The Effect of Distant Reiki on the Stress and Fatigue Levels of Nurses Working in COVID-19 Clinics”, por Bektaş Akpınar; Özcan Yüce e Yurtsever.

Este é um estudo muito interessante para ser aplicado em larga escala.

Estudo académico – O efeito do Reiki à distância nos níveis de stress e fadiga dos enfermeiros que trabalham em clínicas COVID-19

O estudo foi realizado através de um pré/pós-teste, controlado aleatoriamente, método de ensaio simples-cego.

Após o pré-teste, foi aplicado um inquérito e, no grupo de intervenção (n = 30), foi aplicado Reiki à distância aos enfermeiros, durante 20 minutos por dia, durante 4 dias consecutivos, num horário habitual.

No grupo de controlo (n = 32) não foi feita qualquer intervenção.

No segundo dia após a quarta sessão de Reiki, foi aplicado um inquérito pós-teste aos enfermeiros do grupo de intervenção. O grupo de controlo, por outro lado, recebeu o inquérito pós-teste juntamente com o último grupo de intervenção.

Como resultado, no grupo de intervenção, houve uma diminuição nos escores médios da subdimensão Abordagem de Desamparo na Escala de Estilo de Enfrentamento e um aumento nos escores médios das subdimensões Abordagem Otimista e Apoio Social (P < 0,05).

Na Escala Visual Analógica de Fadiga, a pontuação média de Fadiga no grupo de intervenção diminuiu e houve um aumento na pontuação média da subdimensão Energia (P < 0,05).

Fonte: Holistic Nursing Practice

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.