
No caminho de Usui
Nestes últimos 11 dias de novembro estive no Japão, naquilo que chamo o Caminho de Usui (Usui no michi), numa vivência e reflexão da prática pelos locais por onde o Mestre Usui caminhou. Foram também dias para um trabalho pessoal meu que culminou com esta terceira volta da roda do dharma.
Caminhar pelos passos do Mestre Usui
Comecei este caminho pela visita ao memorial do Mestre Usui e tive a benção de lá poder regressar mais uma vez ao longo destes dias no Japão. Tive o privilégio de comemorar os 25 anos da relação com o Japão de Johnny De’ Carli num evento comemorativo em Taniai, a aldeia onde nasceu o Mestre Usui. Foi um prazer estar com tantos companheiros desta jornada de Reiki, encontrando ainda a sensei Emiko e o sensei Fuminori Aoki.
Regressei a Kamakura, para mim uma terra que me traz sempre a mais profunda paz e os maiores ensinamentos.
Quando rumei para Quioto estive no Monte Hiei, no Monte Kurama e em muitos mais maravilhosos caminhos por onde o Mestre Usui caminhou. Tive a oportunidade de visitar o Instituto Jikiden Reiki, onde recebi o meu carimbo pessoal e pude entregar o certificado japonês do primeiro curso que dei no Japão, de Reiki Tradicional.
Neste caminho, o Budismo Jodo Shinshu e o Budismo esotérico Shingon estiveram presentes com cerimónias em Nara e Osaka.
Este foi um caminho abençoado, não só pelos ensinamentos, vivências, mas pela companhia material e imaterial que sempre, de alguma forma está connosco. Ao longo deste mês irei partilhando algumas destas experiências deste maravilhoso caminho que repetirei em novembro de 2024.
Peço ainda desculpa pois não consegui responder a todos os emails e chamadas ao longo destes dias, mas que irei agora fazer.
Desejo que em 2024 possas fazer esta viagem comigo, também em novembro, de 1 a 13. Podes fazer uma pré-inscrição para mais informações aqui…

