Videos Reiki

Kamakura, um lugar especial no meu caminho no Reiki

Kamakura é uma pequena cidade costeira muito perto de Tóquio, foi também uma das antigas capitais do Japão e, a mim, sempre me despertou uma paz enorme e profunda conexão.

Esta é uma cidade para se caminhar, para sentir o cheiro do mar na belíssima praia Yuigahama, também conhecida no mundo do surf, descobrir os pequenos templos, cafés e lojas de cristais que surgem aqui e acolá.

Dos seus muitos templos destaco sempre três. O primeiro dos quais que vou sempre visitar – Kotoku-in, onde está O Grande Buda de Kamakura. Neste templo encontro sempre grandes inspirações e reflexões, é um lugar importante para mim onde quero sempre regressar em agradecimento e conexão.

Kotoku-in, O Grande Buda.

Depois, uma curta caminhada até ao templo Hase-dera, onde está uma maravilhosa estátua de Kannon, a bodhisattva da compaixão (conhecida por Kwan Yin na China). Esta estátua de 11 metros, foi feita de um tronco de sândalo que deu à costa em Kamakura. Na sua mão direita segura um bastão comummente usado na representação de Jizo, o Bodhisattva que fez o juramento de salvar todas as pessoas em sofrimento e que no Japão é muito conhecido pela proteção das crianças. Esta estátua de Kannon é muito particular por este bastão, pois assim indica que não só vigia e protege os méritos nesta vida, como também na próxima.

Templo em Hase-dera

Passear por Hase-dera é descobrir a cada canto algo maravilhoso, como inúmeras estátuas de Jizo, ou grutas fantásticas. É um local para se estar e sentir, sem pressas.

Pequenas representações de Jizo.

Kamakura tem também imensos pequenos restaurantes com deliciosos pormenores e comida maravilhosa, muito diferente de Tóquio e mesmo Kyoto.

Entrada de Tsurugaoka Hachimangu

E o próximo templo que merece uma visita é Tsurugaoka Hachimangu, um lugar mágico do Xintoísmo, onde pude realizar uma cerimónia de purificação e ainda assistir a um casamento xintoísta.

Kamakura é um lugar verdadeiramente mágico e, nesta viagem fiz questão de preparar todos os passos que iremos dar em Novembro de 2024 em mais uma viagem pelo Caminho de Usui. Será um prazer acompanhar-te e vivenciarmos Reiki e toda a magia do Japão.

Podes fazer uma pré-inscrição para mais informações à viagem de Novembro de 2024 aqui…

Pequeno templo à entrada da praia de Kamakura, onde o Budismo e o Xintoísmo coexistem harmoniosamente.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.