
Como a respiração pode ser importante na melhoria da fadiga
Na prática de Reiki temos várias técnicas que poderão auxiliar na fadiga, mas uma pode ter um efeito interessante que é a Joshin Kokyu Ho – a técnica da respiração ou melhor a técnica para a respiração focada. Mas como pode a respiração ajudar na melhoria da fadiga?
Como a respiração pode ser importante para a melhoria da fadiga
Tudo o que fazemos em Reiki, não é apenas um gesto ou um movimento, ou um pensamento, tudo envolve também Reiki, a Energia Vital que tudo preenche incluindo nós próprios. O que quer dizer que quando executo uma técnica tão “simples” quanto a respiração, ela surge com Reiki.
Então, como podes fazer esta técnica?
- Senta-te confortavelmente;
- Coloca as mãos em gassho;
- Recita os cinco princípios;
- Ao inspirar, leva o ar para o abdómen, ele enche;
- Depois enche o peito;
- E prende suavemente a respiração;
- Ao expirar, vai esvaziando o peito;
- E depois o abdómen, encolhendo a barriga;
- Prende suavemente a respiração;
- E assim sucessivamente;
- Quando tiveres esta mecânica bem interiorizada, então passa à mentalização da energia;
- Ao inspirar Reiki flui pela frente do corpo até ao tanden, abaixo do umbigo e aí acumula-se a energia vital;
- Ao expirar, a energia flui e sobe pelas costas, espalhando-se por todo o corpo.
Esta prática levará ao constante fluxo da energia no corpo, revitalizando e reciclando a energia que possa estar mais estagnada.
No Yoga, existem várias técnicas de respiração entre elas o pranayama que foi também motivo de um estudo académico e que te ajuda a compreender a importância de uma boa respiração.
O Efeito do Pranayama Aplicado a Pacientes em Hemodiálise na Fadiga – um estudo académico
Segundo a confederação de yoga, “As 4 fases da respiração no Yoga (Puraka – inspiração, Kumbhaka – retenção com pulmões cheios, Rechaka – expiração, Shúnyaka – retenção com pulmões vazios) melhoram extraordinariamente a absorção de oxigénio em cada inspiração e optimizam o rendimento de cada ciclo respiratório. “
Na revista Holistic Nursing Practice 37(6):p 318-329, November/December 2023, foi publicado o estudo “O Efeito do Pranayama Aplicado a Pacientes em Hemodiálise na Fadiga” (The Effect of Pranayama Applied to Hemodialysis Patients on Fatigue), por İlter, Sümeyra Mihrap PhD, RN; Ovayolu, Özlem PhD, RN com resultados positivos para os utentes que usaram a prática de pranayama.
“O presente estudo foi realizado para examinar os efeitos do Pranayama aplicado a pacientes em hemodiálise sobre a fadiga.
O estudo foi realizado com 91 pacientes, incluindo os grupos Pranayama (n = 30), Relaxamento (n = 30) e Controlo (n = 31). Os pacientes do grupo de Pranayama aplicaram as intervenções 15 a 20 minutos todos os dias, uma vez por dia, durante um total de 3 meses, e os pacientes do grupo de prática de relaxamento aplicaram as intervenções 15 a 20 minutos todos os dias, uma vez por dia, durante um total de 3 meses.
Antes do início do estudo, foi obtida autorização das instituições de saúde, do comité de ética e dos doentes. Os dados foram recolhidos através de um questionário, da Escala de Fadiga de Piper (PFS), de uma escala visual analógica e de um formulário de resultados vitais. A Escala de Fadiga de Piper é composta por 4 subdimensões, a pontuação total obtida da escala varia entre 0 e 10, e à medida que a pontuação aumenta, o nível de fadiga também aumenta. Verificou-se que os pacientes do Grupo Pranayama apresentaram uma diminuição da pontuação média total e das subdimensões da PFS após o procedimento (P < 0,05); no entanto, não foram detectadas alterações significativas na pontuação média total e das subdimensões da PFS dos pacientes dos grupos Relaxamento e Controlo (P > 0,05).
Embora a diminuição da gravidade da fadiga diária dos pacientes do grupo Pranayama tenha sido estatisticamente significativa (P < 0,05), não foram detectadas alterações estatisticamente significativas na gravidade da fadiga dos pacientes dos grupos Relaxamento e Controlo (P > 0,05).
Verificou-se também que os valores da pressão arterial dos pacientes dos grupos Pranayama e Relaxamento diminuíram (P < 0,05).
No presente estudo, verificou-se que o Pranayama reduziu os níveis de fadiga dos pacientes em hemodiálise. A este respeito, recomenda-se o ensino e a aplicação de técnicas de Pranayama aos doentes com o apoio de enfermeiros.”
Fonte: Holistic Nursing Practice

